“PAU PRA TODA OBRA”: AS VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores substitutos de uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N3P34

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores substitutos de uma universidade federal, a partir das peculiaridades desse vínculo. Adotou-se uma aproximação entre os fundamentos teórico-metodológicos da Psicodinâmica do Trabalho, do Materialismo Histórico-Dialético e da Sociologia do Trabalho, as quais compreendem o trabalhador enquanto dotado de subjetividade, agente na construção e transformação do seu trabalho. Realizou-se pesquisa de campo com amostra proposital de nove docentes substitutos da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, de áreas do saber variadas, em exercício, no ano de 2014, e dois chefes de departamento da mesma instituição. Os resultados apontam vivências de prazer e sofrimento com impactos na identidade docente e predomínio de estratégias de defesa individuais.

Biografia do Autor

Alessandra Cristine Filgueiras Rates, Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão´-UFMA (2015). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior Dom Bosco-UNDB (2011). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2009). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA (2008).  Docente de Psicologia na graduação do Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF.  Docente na Secretaria Municipal de Educação-SEMED. Psicóloga na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social-SEMCAS.   

Denise Bessa Léda, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009)
Docente da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, atualmente nível Associado II (DE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGPSI). Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade contemporânea, mundo do trabalho e processos de subjetividade. Principais temas de pesquisa: mundo do trabalho, trabalho docente e educação superior. Integra a coordenação colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), no Maranhão. Membro da Rede UNIVERSITAS/BR, do grupo de trabalho Política de Educação Superior (GT11) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e do grupo de pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-g raduação em Psicologia (ANPEPP).

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Rates, A. C. F., & Léda, D. B. (2018). “PAU PRA TODA OBRA”: AS VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores substitutos de uma universidade federal. Trabalho (En)Cena, 3(3), 34–57. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N3P34

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa