Arquivos - Página 10
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A gestão do processo de alfabetização e letramento: uma experiência do pacto nacional pela alfabetização na idade certa no Tocantins
v. 1 n. 64 (2020)A obra resulta da formação continuada para professores ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC via Universidade Federal do Tocantins – UFT. Trata-se de uma formação com abordagem teórica metodológica do próprio PNAIC, aborda temáticas essenciais ao processo de gestão da alfabetização. Resulta de esforços de professores alfabetizadores e de formadores para sistematizar experiências vivenciadas no processo de alfabetização em diferentes municípios tocantinenses.
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Caminhos para Universidade
v. 1 n. 63 (2020)A Cartilha é produto do Projeto de extensão Caminhos para Universidade que apresenta informações acerca das formas de ingresso e permanência no ensino superior público, a estudantes da rede básica de educação do Tocantins. O objetivo será de expor aos estudantes as políticas públicas de inclusão e estímulos a prosseguir nos estudos após a conclusão do ensino médio. Justifica-se essa iniciativa após a constatação de que muitos estudantes do Ensino médio das escolas públicas, no Tocantins não visualizam possibilidades socioeconômicas de cursar um ensino superior. Isto porque boa parte destes estudantes busca inserção rápida ao mercado de trabalho, como forma de alcançar melhoria na sua renda familiar.
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Manual de Implantação de Agrofloresta Sucessional para Agricultura Familiar no Bioma Cerrado: Experiências de Projetos de Extensão da UFT, Campus Gurupi
v. 1 n. 62 (2020)O presente manual é resultado da experiência de 3 anos de Projetos de Extensão em Agroecologia, Sistemas Agroflorestais no Câmpus de Gurupi da UFT. Foram desenvolvidas ações de formação, oficinas de práticas agroecológicas, pesquisa participativa em sistemas de produção tradicional e um dos importantes resultados disso foi o estabelecimento de uma área experimental com um sistema agroflorestal sucessional recuperando
uma área degradada. Este manual conta como fizemos e apresenta soluções práticas para a
problemática dos sistemas de produção diversificados no Cerrado. -
Estudos Interdisciplinares de Turismo - Anais da VI SEMATUR
v. 1 n. 61 (2020)O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Tocantins, organizou nos dias 25 a 27 de agosto de 2020, a VI SEMATUR Semana Acadêmica de Turismo. Estruturado como um Evento de Extensão Universitária, teve o objetivo geral debater de forma interdisciplinar os cenários no momento de retomada do turismo e os impactos da pandemia no setor. E a presente obra deriva da programação científica que obteve submissão resumos completos, em três eixos: 1 – Ecoturismo e Turismo em áreas naturais;
2 – Planejamento e Gestão do turismo e 3 – Turismo, cultura e patrimônio -
Práticas Musicais da Extensão na Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias
v. 1 n. 60 (2020)A edição apresenta as atividades realizadas na extensão no campus de Arraias. Ela traz o Laboratório de Práticas Coletivas, projeto integrador que abrigou as diversas Oficinas de ensino coletivo musical. O Educampinho, experiência cujo objetivo foi atender filhos de alunos e alunas do curso de Educação do Campo nos meses de janeiro e julho, quando estes alunos estão em período de internato na Universidade. E a Oficina de Construção de instrumentos étnicos e ensino das danças e do canto da Sússia, uma experiência voltada à etnomusicologia, ministrada por uma das alunas do curso.
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Núcleos Urbanos Informais. Projeto e Participação Popular: Um manual de REURB enquanto Extensão Universitária
v. 1 n. 59 (2020)O Projeto “Núcleos Urbanos Informais. Projeto e Participação Popular” foi um grande articulador de ações referentes à Regularização Fundiária enquanto extensão universitária durante os anos de 2018 a 2020. O objetivo do Projeto foi realizar a primeira experiência de Regularização Fundiária Urbana -Reurb, com base na nova Lei 13.465/17, do Estado do Tocantins tendo como legitimada uma Associação de Moradores assessorada pela Universidade. O trabalho foi exitoso em todas as etapas, sendo a comunidade contemplada com o decreto municipal de demarcação da área para Regularização.
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Atentos/as e fortes na quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas
v. 1 n. 58 (2020)Apresenta-se o debate do projeto de extensão na modalidade de eventos sob o título “Atentos/as e fortes na
quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas, desenvolvido pelos Grupos de Estudos e Pesquisas GEPPSFAM – Grupo de Estudos e
Pesquisas em Proteção Social e Famílias e o GEPOSS - Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Estado,
Política Social e Serviço Social, ambos da Universidade Federal do Tocantins, e com o apoio do Fórum
Tocantinense Contra a Privatização da Saúde e do Coletivo Atento/a e Forte que coletivamente prepararam
lives com temas que versaram sobre políticas, direitos sociais e as liberdades democráticas em tempos de
pandemia. Na compreensão de que extensão faz parte do processo de formação profissional e também uma
forma da universidade contribuir com a formação do corpo discente, bem como desenvolver atividades para
os profissionais que executam e planejam as políticas sociais. O projeto teve como objetivo central propiciar
um espaço de debates e reflexões sobre temas relacionados ao Serviço Social, a política social e temas
transversais relacionados ao impacto da pandemia da Covid-19 nas condições de vida da população,
abordando as dimensões de classe, gênero, étnico-racial e geracional. As lives foram transcritas e os
debatedores escreveram notas introdutórias aos temas propostos. -
Experiências de extensão universitária no encontro da psicologia com a educação
v. 1 n. 57 (2020)Este livro reúne relatos de práticas de Extensão Universitária realizadas no contexto educacional. As atividades foram empreendidas com a finalidade de aproximar universidade e instituições de Educação Básica, a partir da realização de práticas de pesquisa e de intervenção em uma proposta de aproximação entre Psicologia e Educação. Os textos relatam intervenções voltadas ao desenvolvimento humano e ao enfrentamento do sofrimento psicossocial e do adoecimento mental no âmbito das instituições e das práticas educativas.
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Identities of tourism in the Tocantins
v. 1 n. 56 (2020)Identities of Tourism in Tocantins, organized by Rosane Balsan, Núbia Nogueira do Nascimento and Mariela Cristina Ayres de Oliveira, presents research results and academic per- formances which help to illustrate and decode an important portion of Tocantins’ natural and cultural heritage. It is possible for the reader, in addition to understanding potential or current tourist processes, to also get to know landscapes, to get to know religious rites and manifesta- tions, to understand the ecological formation and to learn about the regional history of Tocantins. The work is a product of collaboration between 22 scholars and academics at various stages of their professional and life trajectories, which, in itself, would be an exemplary contri- bution of this book. These generational meetings are manifested in the form of partnerships and mutual learning between undergraduate, graduate students and the more experienced professors, with varied disciplinary origins. And it could not be otherwise, since tourism, as a complex social practice, needs to be scrutinized and thought about from various perspectives. As said by José Saramago, “to know things, you have to turn them around. Turn them all the way around”.
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Identidades do Turismo no Tocantins
v. 1 n. 55 (2020)As publicações sobre o turismo vêm estimulando a reflexão de pesquisadores e professores de diversas áreas sobre diversos tipos como turismo religioso, turismo cultural e ecoturismo. Para compreender as identidades do turismo, são necessárias atividades e ações cotidianas, envolvimento com as pessoas e suas vivências, aquisição de informações e interpretação dos dados no Estado do Tocantins. Por conter incipientes trabalhos organizados na área do turismo considerando as diversas relações sobre esta unidade da Federação, a obra traz importantes reflexões sobre a valorização turística dos lugares.
A estruturação aqui apresentada é dividida em três partes: turismo cultural, ecoturismo e turismo religioso. A edição da estrutura do livro compõe-se de dez capítulos divididos nestes blocos que serão descritos a seguir. Em Pedro Afonso, há possibilidade do turismo cultural com enfoque no patrimônio material e imaterial, localizado nas ruas mais evidentes, que deram início ao núcleo urbano da cidade, e em outros pontos por tratar de memórias afetivas que são lembradas pelos moradores locais. E com o passar dos anos, se não houver registro, as lembranças podem ser esquecidas se não forem reavivadas.
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Digital media and a new society: a look at human interactions and organizational relations
v. 1 n. 54 (2020)It is at least essential for discussions in the field of communication, organizations and social relations in general this work I had the honor to preface. However, despite being indis- pensable, it goes beyond this single adjective. I will indicate just a few to give the reader a taste of what they will find along the pages, which I have delighted in less than a day. That’s right, less than a day. Not for the lack of time, but for the pleasure that time has given me. Instigating. Bold. Interesting. Amazing. I will stop here the adjectives and leave the others for the reader to choose their own, after all, the Portuguese language is rich and this work deserves many others adjectives that I am leaving between the lines.
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As mídias digitais e a nova sociedade: um olhar sobre as interações humanas e as relações organizacionais
v. 1 n. 53 (2020)Iniciando com um fio-condutor filosófico, sociológico e antropológico defende uma conceituação mais ampla de redes sociais. Traz a convergência entre os campos das organizações, computação, comunicação e democracia, para então apresentar as mídias digitais, dentro das novas tecnologias da informação e comunicação e da internet, campo tecnológico e fenômeno sociológico do século XX. Por fim, dentro da “nova sociedade” apresenta algumas das novas faces das organizações e da interação humana, finalizando com alguns desafios à humanidade no campo das mídias digitais.
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Portuguese wine cooperatives: a systemic approach
v. 1 n. 52 (2020)The wine business is a highly competitive global industry. In Portugal, the business is important to the economy and wine is part of the culture of the country. There is wine produc- tion in all regions of Portugal. Compared to other wine producers in the European Union (EU), Portugal is the fifth producer of wine in volume, just behind Italy, France, Spain, and Germany.
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Adegas cooperativas portuguesas: uma abordagem sistêmica
v. 1 n. 51 (2020)Este livro é uma adaptação da minha tese de doutorado. Apresenta um modelo de capacidade organizacional, explorando os fatores ambientais que afetam o seu desempenho. Também apresenta um critério preliminar para avaliar a capacidade organizacional com base no modelo proposto. Cooperativas são organizações com características particulares. Além de compartilhar princípios e valores cooperativos, apresentam uma natureza dupla em seu propósito. As cooperativas têm uma dimensão econômica e social: são simultaneamente uma organização empresarial, sem fins lucrativos que pertencente aos seus associados e por eles é controlada democraticamente. O objetivo das cooperativas é maximizar o serviço e a satisfação dos seus associados. Indicadores financeiros por si só não são adequados para avaliar o desempenho das cooperativas, uma vez que estas não são tem fins fins lucrativos. Assim, o construto de capacidade organizacional, desenvolvido para avaliar o potencial das organizações sem fins lucrativos (OSFL) para atingir os seus objetivos, foi adaptado às cooperativas vinícolas em Portugal. Embora existam modelos de capacidade organizacional para OSFL, eles não se enquadram na realidade das cooperativas principalmente por causa de seu papel econômico. A metodologia da pesquisa foi qualitativa. As cooperativas foram selecionadas através de amostragem teórica, com o objetivo de atingir cooperativas que pudessem representar a diversidade do universo de 67 cooperativas vinícolas em Portugal em 2015. Foram entrevistadas 23 pessoas (associados e dirigentes) em 19 cooperativas vinícolas de diferentes regiões do país. O modelo de capacidade organizacional no ambiente das cooperativas vinícolas foi desenvolvido tendo em conta as categorias que emergiram dos dados. O modelo fornece uma visão sistêmica do ambiente da cooperativa vinícola e possui três conjuntos de categorias: associados, fatores ambientais e a própria cooperativa. As duas categorias que compõem este último conjunto são identidade cooperativa e capacidade organizacional.
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Innovation: general overview and challenges
v. 1 n. 50 (2020)Dear reader, it is with great satisfaction that we present this collection entitled Innovation: general aspects and challenges; As can it be seen, the matter of innovation coexists with the inherent necessity for improvement; that is, there is no way to think about innovation without taking into account what already exists or has already been built. Innovating is a denial of what already exists, it is rather the addition of new elements for something to become transformative; in other words, it is about presenting more functionality in the face of new demands due to the dynamics of things. Innovation is inevitably full of challenges, even because, despite always looking for something new, the strength of the human being’s culture, customs, beliefs and traditions sometimes prevent him from accepting the new; that is due to the fear of the unknown and the illusion of security in the face of what is already familiar.
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Inovação: aspectos gerais e desafios
v. 1 n. 49 (2020)O ebook intitulado “Inovação: aspectos gerais e desafios” apresenta oito capítulos que discutem de maneira geral a importância da inovação tecnológica aplicada ao setor público e privado, bem como os desafios inerentes desse processo. Os capítulos abordam amplas discussões acerca dos contrapontos entre a inovação e a tradição, bem como os aspectos gerais do empreendedorismo e da inovação no capitalismo e administração pública. Além disso, os desafios para construção de políticas para a inovação e a transferência de tecnologia são abordados juntamente com os aspectos relacionados à prospecção tecnológica por meio de patentes. Nesse contexto, a coletânea traz um embasamento teórico relevante com temáticas relacionadas a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia para inovação.
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Arts and media: an overview by researches from the brazilian Amazon
v. 1 n. 48 (2020)Arts and Media: an overview by researchers from the Brazilian Amazon brings together the results of studies carried out by five researchers in the field of arts working at two universities located in the Brazilian legal Amazon: Federal University of Tocantins (Universidade Federal do Tocantins – UFT) and Federal University of Roraima (Universidade Federal de Roraima – UFRR). Four of these researchers are part of the Artefacto Research Group | Research Labora- tory in Art and Interactive Technologies, in which they investigate the dialogue between new technologies, communication aesthetics and contemporary art. The group is registered in the groups directory of the National Council for Scientific Research and Development of Brazil (CNPq); also is part of the Brazil Connected Network (Rede Brasil Conectado) and collaborates in investigations with LARSyS / ITI - Laboratory of Robotics and Engineering Systems (Labo- ratório de Robótica e Sistemas de Engenharia - Portugal).
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Artes e Mídias: um panorama por pesquisadores da Amazônia brasileira
v. 1 n. 47 (2020)A coletânea tem como objetivo apresentar aos públicos lusófono e anglófono os modos como artistas-pesquisadores que vivem e trabalham na região amazônica vêm compreendendo as relações entre formas de arte, mídias e tecnologias digitais, seja em seu contexto imediato, seja quando em deslocamento por outras paisagens. A vivência dos fazeres artísticos e universitários na amazônia brasileira é a lente pela qual esses autores olham e interpretam suas produções e, eventualmente, as de outrem - inclusive produções de caráter
artístico-pedagógico, irremediavelmente associadas às práticas criativas e investigativas quando se tratam de artistas-pesquisadores. -
Practices of coloniality/decoloniality for language learning and acquisition in the Amazon
v. 1 n. 46 (2020)This book presents a study on the acquisition and learning of the Portuguese Language and the Waiwai Indigenous Language, spoken by the Waiwai (Karib) peoples of Aldeia Mapuera, of the Nhamundá-Mapura Indigenous Territory, in the Brazilian Amazon. The main objective is to analyze, based on critical Post-colonial and Decolonial theories, the meanings assumed by the acquisition and learning of the Portuguese language and how these indigenous peoples deal with this particularity of being constituted between two languages, which assume different powers in the their cultural background. The presented problem calls into question the knowledge that comes from cultural experiences and is incorporated as skills that help to demarcate identities in the school environment and in the context of the acquisition of Portuguese. The subjects shown here are not separated from the reality that permeates them. They are people who speak from a certain body and place, have histories, political and ethical motivations, as well as interests to speak in a certain way and not in another.
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Práticas de Colonialidade/Decolonialidade na aquisição e aprendizagem de línguas na Amazônia
v. 1 n. 45 (2020)Esta obra apresenta um estudo sobre a aquisição e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Indígena Waiwai, faladas pelos povos indígenas Waiwai (Karib) da Aldeia Mapuera, do Território Indígena Nhamundá-Mapura, Amazônia brasileira. O principal objetivo deste Estudo de Caso do Tipo Etnográfico é analisar, com base nas teorias críticas Pós-colonial e Decolonial, os sentidos que assume a aquisição e o aprendizado da Língua Portuguesa para professores e sujeitos indígenas e como eles lidam com esta particularidade de se constituírem entre duas línguas, que assumem poderes diferenciados na sua formação cultural. Os resultados evidenciam que a aquisição da Língua Portuguesa, historicamente reivindicada pelos Waiwai da Aldeia Mapuera, embora ocorra de forma a tentar negar suas culturas e submetê-los política e epistemologicamente, produziu e ainda produz práticas de resistência e enfrentamentos. Sustenta-se este argumento no fato de que a aquisição da Língua Portuguesa, inicialmente, só foi possível pelo enfrentamento dos missionários que tentaram embargar esse processo na aldeia. E no fato de que, hoje, para além da escola e da aldeia, essa aquisição ocorre tanto na cidade como nos espaços de circulação com os não indígenas, na convivência, na interlocução, e nas circunstâncias de comunicação mobilizadas pelas necessidades comunicativas.
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GOsTO: um punhado de mandioca e um bocado de cerrado
v. 1 n. 44 (2020)O livro é um esforço coletivo de um grupo de pesquisadoras cujo objetivo consiste em apresentar a história e ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa e extensão “GosTo – um punhado de mandioca um bocado de Cerrado” desenvolvido no âmbito do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias, e também apresentar discussões teóricas que dialogam diretamente com o contexto que o projeto compreende, o bioma Cerrado, a gastronomia, o território do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins, o uso metodologias ativas, as boas práticas em eventos, a formação das memórias gustativas entre outros assuntos.
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Patrimônio cultural no estado do Tocantins: materialidade e a imaterialidade
v. 1 n. 43 (2020)Esta coletânea compõe estudos desenvolvidos e/ou concluídos sobre memória, patrimônio material e imaterial do estado do Tocantins. Traz uma ampla abrangência, buscando uma interdisciplinaridade com autores em diversas áreas do conhecimento para múltiplos olhares sobre o patrimônio. Tocantins, Unidade da Federação, é nosso recorte territorial sobre leituras patrimoniais com aspectos da geografia, história e arquitetura. É o Estado mais jovem do Brasil, mas com sua territorialidade arraigada no antigo com nuances no moderno. Ao se discutir o patrimônio cultural e a história do Tocantins, imprescindível que se mencione o estado de Goiás, pois os registros documentais sobre Tocantins ainda estão armazenados, em sua maioria, neste Estado, antes do desmembramento em 1988 denominado antigo norte goiano. A composição desta coletânea retrata, nos onze capítulos, a história e o rememoramento dos tocantinenses sobre sua cultura, tradição e identidade como forma de expressão e registros que constituem ferramentas de apoio à preservação do patrimônio nacional. A temática do livro nos remete ao patrimônio cultural e imaterial não apenas a um passado distante e nem tão pouco arcaico, mas também ao patrimônio moderno. É um convite à leitura de diferentes temporalidades vivenciadas em diferentes espaços geográficos do antigo norte goiano e atual estado do Tocantins, com vários olhares nos diálogos interdisciplinares. Diversos conceitos dão visibilidade e apresentam à sociedade tocantinense e aos demais interessados na temática por meio de uma amostra de estudos realizados por esses pesquisadores. Parte dos capítulos são relatos de estudo feitos bem como de experiências vividas expressas pela cultura e memória por meio das pesquisas concluídas, desde cidades consideradas centenárias, como Natividade e Porto Nacional, bem como a modernidade estampada pela capital Palmas/TO. Outros elementos são destacados nos capítulos, que vão desde arquitetura, patrimônio cultural, educacional e religioso até impactos socioeconômicos ambientais que marcaram a transformação da paisagem, descaracterizando o antigo, refuncionalizando e construindo o moderno. Assim, ressignifica o passado por meio das construções e reconstitui um novo presente por meio das construções e peças como símbolos de identidade local. Na imaterialidade, destacamos as festas populares e o saber fazer, como técnicas artesanais, danças, músicas, tradição, promovendo a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro. Esta obra, enquanto referência, objetiva trazer em cada capítulo um mosaico de história, costumes e hábitos da população tocantinense. As releituras se tornam um olhar atento das lembranças que possam ser vivenciadas por meio das fontes documentais.
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A DESCOBERTA DO ELETROMAGNETISMO
v. 1 n. 42 (2020)Este trabalho representa uma história contada em quadrinho, voltada para a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobre a descoberta do Eletromagnetismo, com efeitos visuais computadorizados, objetivando desenvolver um material paradidático descontraído, eficiente e interessante para os discentes através de sua escrita, expressões e linguagens universais, o qual visa: I) Diversificar as aulas tradicionais e envolver os alunos na aprendizagem dos conceitos de Física com o intuito de mostrar que ela não é apenas um conjunto de fórmulas e expressões matemáticas sem utilidade para o nosso dia-a-dia; II) Demonstrar uma forma de aprendizado lúdico que possa despertar e disseminar o interesse pelas Ciências Exatas, apresentando uma Física descontraída e de fácil entendimento utilizando histórias em quadrinhos; III) Desenvolver o senso de pesquisa, o espírito crítico e a aprendizagem dos alunos.
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Metodologias Aplicadas na Educação Alimentar e Nutricional para o aumento do consumo de pescado na alimentação escolar: relatos de experiência
v. 1 n. 41 (2020)Este livro foi elaborado a partir das experiências de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) vivenciadas nas escolas públicas de Palmas-TO com metodologias participativas e lúdicas. Espera-se que esta obra possa contribuir com que os profissionais que atuam na área da EAN possam ter como apoio metodologias aplicadas ao contexto da alimentação e promoção da saúde e que sejam eficazes nos processos de intervenções nutricionais seja na comunidade escolar ou na comunidade de entorno, levando bons hábitos alimentares e de qualidade de vida nos diferentes contextos possíveis de atuação.
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Quando as juventudes falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil
v. 1 n. 40 (2020)Este livro é fruto de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE - TO). Neste trabalho, procuramos dar voz às juventudes, apresentando a concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a educação e o ensino que recebem, ressaltando as aproximações e os distanciamentos entre a escola, as políticas educacionais e as juventudes. Nesta direção, intencionamos promover um diálogo com essas juventudes, levantando o que eles pensam a respeito do ensino médio integral; da formação dos docentes; dos conteúdos; das tecnologias, procurando abarcar seus anseios e necessidades. O estudo desenvolveu-se a partir das questões norteadoras: Qual a concepção que os jovens têm sobre o ensino que recebem? O que a escola representa para eles? Como eles se vêem inseridos no projeto de protagonismo juvenil? Estas inquietações possibilitaram a construção da pesquisa “A percepção das juventudes sobre o Ensino Médio integral em Miracema do Tocantins”, cujos resultados são narrados neste livro. Revelamos a escuta dos discentes do Ensino Médio em Miracema do Tocantins, especificamente, dos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula - Tempo Integral - Escola Jovem em Ação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário, com 44 respondentes das segundas e terceiras séries da escola; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário, escolhidos de modo aleatório dentre aqueles que aceitaram participar. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram certo descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar as políticas educacionais atuais, pois, além de pouco discutidas, a sua implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas. Assim, este livro foi pensado para comunicar e dialogar com toda a sociedade e, de uma maneira mais próxima e especial, com os professores e gestores da educação. Esperamos que a fala destes estudantes ajudem na imperiosa reflexão sobre os modos de ensinar, mas, sobretudo, sobre o aprender porque precisamos (re) significar a aprendizagem sob a perspectiva da cibercultura e agir para a transformação necessária da escola, bem como de nossas metodologias.