ASPECTOS TECNOLÓGICOS, NUTRICIONAIS, SENSORIAIS E INTENÇÃO DE COMPRA DE SORVETE DE KEFIR DE EXTRATO DA CASTANHA DE CAJU SABOR UMBU
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_17287%20Resumo
A crescente demanda dos consumidores por alimentos diferenciados que além de exercer suas funcionalidades básicas, apresentem benefícios à saúde, tem proporcionado o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. A preparação de sorvete a base de kefir de extrato da castanha de caju, saborizado com a fruta umbu, é uma viabilidade singular. Diante disto, objetivou-se, desenvolver um sorvete a base de kefir de extrato da castanha de caju sabor umbu e caracterizar os aspectos tecnológicos, nutricionais, sensoriais e mercadológicos. Foi obtido o extrato da castanha de caju e, posteriormente, inoculado o kefir. Em sequência, procedeu-se com a formulação do sorvete. A caracterização tecnológica englobou overrun e fração de derretimento. Adotando-se a Tabela Brasileira de Composição Alimentar calculou-se o teor de macronutrientes e minerais (ferro, magnésio, potássio, fósforo e sódio). Após, e com base nas legislações vigentes, elaborou-se a tabela de informação nutricional. As pesquisas mercadológicas e sensoriais foram realizadas por meio de um formulário online. O overrum obteve valor de 9,93 % e com relação à taxa de derretimento 60 g da amostra apresentou resultado reduzido nos primeiros 10 minutos. O sorvete desenvolvido foi aprovado sensorialmente, obtendo aceitação em todos os atributos, o que a torna apto de ser produzido e comercializado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aldaisa Pereira Lopes, Renata Martins Costa, Julianne Viana Freire Portela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
