La Fenomenología y Formación Humana en Perspectiva de Edmund Husserl
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p96Palabras clave:
fenomenologia, formação humana, educaçãoResumen
RESUMEN
Ese artículo discute la fenomenología y el desarollo humano de acuerdo con la perspectiva de Edmund Husserl. Es un reflejo del concepto de la fenomenología, que busca la comprensión del significado y importancia del fenómeno. También señala que una de las principales preocupaciones de la fenomenología como método consiste en revelar la descripción de las experiencias y mostar las estructuras universales en que están basadas. El texto presenta las categorías de intencionalidad y epoche en la búsqueda del conocimiento, donde cada acto de conocimiento (noema) se relaciona al modo correcto de la conciencia (noesis). También se muestra la categoría de Lebenswelt (mundo-de-la-vida) fundamental y significativa para Husserl al largo de su carrera como un hombre e investigador riguroso. El artículo analiza la crisis de la humanidad europea y del próprio hombre, presentando una contribución a fin de problematizar la educación y los problemas actuales que enfrenta la humanidad.
Palabras clave: fenomenología, el desarrollo humano, la educación.
Citas
CAPALBO, Creusa. Fenomenologia e Ciências Humanas. 3ª edição revista e aumentada. Londrina: Ed. UEL, 1996.
CAPALBO, Creusa. A Fenomenologia Segundo Husserl. In: Revista Brasileira de Filosofia. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia, 1971, p. 39 - 46. vol. XXI Fasc. 81.
FABRI, Marcelo. A atualidade da ética husserliana. Princípios, Natal, vol. 12, nº 17 – 18, jan./dez. 2005, p. 157 – 172.
HEIDEGGER, Martin. Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. Apresentação, introdução, notas e epílogo Dr. Sólon Spanoudis; tradução e comentário Dulce Mara Critelli. São Paulo: Moraes, 1989.
HUSSERL, Edmund. A Crise da Humanidade Europeia e a Filosofia; introdução e tradução de Urbano Zilles. - 2ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002 (Coleção filosofia vol. 41).
HUSSERL, Edmund. Meditações Cartesianas: Introdução à Fenomenologia. Porto, Portugal: Edições Rés, 2000.
HUSSERL, Edmund. A Ideia da Fenomenologia. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.
HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: sexta investigação – elementos de uma elucidação do conhecimento. Tradução: Zelijko Loparik; Andréa Maria Altino Campos Loparik. São Paulo: Nova Cultural, 1985
KELKEL, L. Arion; SCHÉRER, René. Husserl. Tradução de Joaquim João Coelho Rosa Lisboa: Edições 70, 1954.
MARTIN, Javier San. Epojé y ensimismamiento. El comienzo de la filosofía. Phainomenon. Boletim Ibérico de Fenomenologia. Número 7, 2003.
MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiéses. In: ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha (Org.), São Paulo: Cortez, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura, 2ª ed. são Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORUJÃO, Alexandre F. Estudos Filosóficos. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa, 2002 (Coleção: Estudos Gerais – Série Universitária).
MOTA, Pedro. De Husserl a Merleau-Ponty e Mikel Dufrenne: Fenomenologia e Estética: reflexão crítica. Prometeu, 3 – Edições Ecopy, Porto, PT, 2006.
PELIZZOLI, Marcelo Luiz. O eu e a indiferença: Husserl e Heidegger. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002 (Coleção filosofia vol. 150).
PIZZI, Jovino. O mundo da vida: Husserl e Habermas. Ijuí: Ed. Inijuí, 2006 – (Coleção filosofia 11).
ZILLES, Urbano. A Fenomenologia Husserliana como Método Radical. In: EDMUND HUSSERL: A Crise da Humanidade Europeia e a Filosofia, ed. Porto Alegre; EDPUCRS, 2002. vol. 41 (Coleção Filosofia).
ZILLES, Urbano. Teoria do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
ZITKOSKI, Jaime José. O Método Fenomenológico de Husserl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 – (Coleção Filosofia: vol. 12).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.