A Fenomenologia e a formação humana na perspectiva de Edmund Husserl
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p96Palavras-chave:
fenomenologia, formação humana, educaçãoResumo
RESUMO:
O artigo discute a Fenomenologia e a Formação Humana na perspectiva de Edmund Husserl. É uma reflexão a partir do termo fenomenologia, onde procura compreensão do sentido e do significado do fenômeno, apontando que uma das principais preocupações da fenomenologia como método é evidenciar as estruturas em que a experiência ocorre, é deixar transparecer na descrição das experiências as suas estruturas universais. Apresenta as categorias de intencionalidade e epochê visando o conhecimento, onde todo ato de conhecimento (noema) corresponde a certa modalidade de consciência (noesis). Apresenta também, a categoria do Lebenswelt (o mundo-da-vida) fundamental e significativa para Husserl em toda a sua trajetória como homem e pesquisador rigoroso, discute a crise da humanidade europeia e a formação humana, uma contribuição para a educação problematizar os atuais problemas enfrentados pela humanidade.
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