Envelhecer ativamente num lar de idosos

Autores/as

  • Rafaela Ganga Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
  • Sofia Rebelo Acolhe - Cooperativa de Solidariedade Social

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p200

Palabras clave:

Envelhecimento Ativo, Lar de Idosos, Animação Sociocultural, Qualidade de Vida.

Resumen

O Projeto de Animação Sociocultural “Envelhecer ativamente num Lar de Idosos” concebe a Animação como parte integrante do quotidiano da instituição e das suas residentes. Pretendemos, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das residentes, promovendo um ambiente que permita que as idosas vivam os seus últimos anos de forma ativa e satisfatória. Concluímos que a Animação Sociocultural é uma modalidade de intervenção em todos os campos da vida dos idosos, sendo um estímulo permanente para as capacidades mental, física e afetiva. Atua como facilitadora do acesso a uma vida mais ativa e criativa, melhora as relações de comunicação com os outros, gerando uma melhor preparação para a vida em comunidade e desenvolve a autonomia pessoal.

Palavras-chave: Envelhecimento Ativo; Lar de Idosos; Animação Sociocultural; Qualidade de Vida.

ABSTRACT

The Sociocultural Animation Project “Active Ageing in a Retirement Home” designs Animation as an integral part the daily life of the institution and its residents. Using this approach we hope to improve quality of life for residents, promoting an environment that helps elderly people live their closing years in an active and satisfactory way. We conclude that Sociocultural Animation is a mode of intervention in all aspects of the life of the elderly, and it is a permanent stimulus for mental, physical and emotional capacities. It acts in facilitating access to a more active and creative life, improves communication in relationships with others, encouraging better preparation for life in a community and it develops personal autonomy.

Keywords: Active Ageing; Retirement Home; Sociocultural Animation; Quality of Life.

Biografía del autor/a

Rafaela Ganga, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto

Licenciada em Ciências da Educação (FPCEUP/ 2006), Doutorada em Sociologia (FLUP/ 2013), Pós-doutoranda em Teoria e Aprendizagem em Artes Visuais (2015/ ECA-USP). Entre 2008 e 2010 foi Investigadora Visitante na Tate Liverpool, Šiuolaikinio Meno Centras e Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Professora Auxiliar do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, de 2011 a 2015, e Investigadora da linha Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais do Instituto de Sociologia (IS-UP), desde 2007. Em 2014, assumiu funções como Gestora de Ciência e Tecnologia no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPC-FPCEUP). Avaliadora externa do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) da International Association for the Evaluation of Education Achievement (IEA), coordenado em Portugal pelo IAVE (Ministério da Educação.) Bolseira de Investigação Científica (2007-2011 / 2012-2013 / 2015) para vários projetos de investigação em Sociologia da Arte, Sociologia da Cultura e Migrações. Atualmente exerce funções como Curadora para a ShairArt.

Desde 2006, trabalhou como Consultora Educativa para a Associação de Surdos do Porto e para a Casa da Música na conceção e implementação de projetos de investigação e educação, tais como o Hyperscore nas Escolas, em parceria com o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Referee da International Journal of Learning e da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, coordenadora temática da dimensão Arte e Cultura da Plataforma Barómetro Social e autora de vários contributos nas áreas da Sociologia da Cultura e Educação, Arte Contemporânea, Metodologias de Investigação, Regeneração Urbana, Migrações, Envelhecimento e Integração Europeia.

Sofia Rebelo, Acolhe - Cooperativa de Solidariedade Social

Licenciada em Serviço Social (UFP / 2007) e Mestre em Gerontologia Social (ISSSP / 2015). Iniciou o percurso profissional na área da infância, até que em 2012 surge um projeto na área da terceira idade que fez suscitar o interesse e curiosidade pelo trabalho a desenvolver nesta faixa etária. Desde essa data ocupou, temporáriamente, o cargo de direção técnica de um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, estando ao mesmo tempo a construir um Lar de Idosos, o qual tem data prevista de abertura para 2016. Foi neste contexto que integrou o Mestrado de Gerontologia Social e assim desenvolveu o trabalho de projecto que está na base do presente artigo.

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VINTAGE FOR A CAUSE. 2014. Disponível em: http://vintageforacause.pt/. Acesso em: 20/11/2014

Publicado

2016-01-18

Cómo citar

Ganga, R., & Rebelo, S. (2016). Envelhecer ativamente num lar de idosos. DESAFIOS, 2(1), 200–214. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p200

Número

Sección

Artigos