Estudo do envelhecimento dos ligantes asfálticos a partir do Modelo de Arrhenius

Autores

  • Joao Paulo Souza Silva Professor do Departamento de Engenharia de Transportes, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, 74968-755 Aparecida de Goiânia – GO, Brasil jpss@ufg.br
  • Raíssa Faria de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Departamento de Engenharia Civil, Uruaçu-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p107

Palavras-chave:

ligantes asfálticos, envelhecimento, Modelo de Arrhenius.

Resumo

RESUMO

O fenômeno do “envelhecimento” é responsável por modificar características do ligante asfáltico e da mistura asfáltica, gerando uma redução no ciclo de vida da camada. Diante disso, com a finalidade de minimizar a ação nociva a este fenômeno e garantir o ciclo de vida correta do pavimento, este trabalho traz a simulação de envelhecimento em curto prazo, analisando três características distintas, de acordo com modelo de Arrhenius. A partir dos dados obtidos, foi possível produzir curvas para o controle de qualidade, consideradas importantes ferramentas para controlar o tempo e temperatura durante os ciclos de produção, espalhamento e compactação da mistura de asfáltica. Desta forma, a partir da análise da exposição do CAP 50/70 a várias temperaturas, foi possível determinar qual o seria o tempo máximo de exposição de modo a garantir que suas características físicas e reológicas permanecessem de acordo com os padrões mínimos estabelecidos pelas normas técnicas vigentes.

Palavras-chave: ligantes asfálticos; envelhecimento; Modelo de Arrhenius.

 

ABSTRACT

The phenomenon of "aging" is responsible for modifying characteristics of the asphalt binder and asphalt mixture, resulting in a decrease in the layer lifecycle. Therefore, in order to minimize the harmful effects of this phenomenon and ensure the correct life cycle of the pavement, this work brings in short-term aging simulation, analyzing three distinct characteristics, according to Arrhenius model. From the data obtained, it was possible to produce curves for quality control, considered important tools to control the time and temperature during production cycles, spreading and compacting the asphalt mixture. Thus, from the analysis of the exposure of the CAP 50/70 at various temperatures, it was possible to determine which would be the maximum exposure time to ensure that their physical and rheological properties remain in accordance with the minimum standards established by technical standards current.

Keywords: Asphalt binders; Aging; Arrhenius model.

 

RESUMEN

El fenómeno de "envejecimiento" es responsable de la modificación de características de la mezcla de aglutinante de asfalto y el asfalto, lo que resulta en una disminución en el ciclo de vida de capa. Por lo tanto, con el fin de minimizar los efectos nocivos de este fenómeno y garantizar el ciclo de vida correcto del pavimento, este trabajo aporta en la simulación de envejecimiento de corto plazo, el análisis de tres características distintas, según el Modelo de Arrhenius. De los datos obtenidos, era posible producir curvas de control de calidad, considerada herramientas importantes para controlar el tiempo y la temperatura durante los ciclos de producción, difusión y compactación de la mezcla de asfalto. Por lo tanto, a partir del análisis de la exposición de la PAC 50/70 a diversas temperaturas, fue posible determinar cuál sería el tiempo máximo de exposición para asegurar que sus propiedades físicas y reológicas se mantienen de acuerdo con las normas mínimas establecidas por las normas técnicas vigor.

Palabras clave: ligantes asfálticos; envejecimiento; Modelo de Arrhenius.

Biografia do Autor

Joao Paulo Souza Silva, Professor do Departamento de Engenharia de Transportes, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, 74968-755 Aparecida de Goiânia – GO, Brasil jpss@ufg.br

Graduado em Engenharia Civil (Ulbra-TO) e em Tecnologia em Infraestrutura de Vias (IFG), além de Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil-Geotecnia (UnB). Atua principalmente em pesquisas, projetos, construção e manutenção de empreendimentos rodoviários.

  • Já atuou como Professor substituto na Universidade de Brasília, entre 2008 e 2009, no Departamento de Estatística.
  • Atuou como professor titular da Universidade Federal do Tocantins, entre 2011 e 2016, onde desenvolveu atividades como Membro do Comitê do PIBIC/PIVIC/PIBIC-AF/PIBITI, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – UFT e Coordenador do Lab. de Mecânica dos Solos.
  • Atualmente é professor Adjunto III do Curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás - UFG, titular das disciplinas de Geotecnia, Projeto de Estradas e Pavimentação.

Possui experiência em projetos de pesquisa como:

  • Materiais alternativos e reciclados para utilização em pavimentação de baixo custo e alto desempenho no Estado do Tocantins
  • Infraestrutura, Educação e Cidadania no Trânsito: Palmas em foco
  • Gestão dos Resíduos Sólidos de construção e demolição: Estudo da situação no município de Palmas-TO
  • Avaliação superficial de pavimentos asfálticos em vias urbanas de Palmas/TO utilizando o método PCI
  • Planejamento, execução e acompanhamento da logística na Pesquisa Nacional Custo Aluno. 

Raíssa Faria de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Departamento de Engenharia Civil, Uruaçu-GO, Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Departamento de Engenharia Civil, Uruaçu-GO, Brasil.

Referências

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Publicado

2016-11-04

Como Citar

Silva, J. P. S., & Araújo, R. F. de. (2016). Estudo do envelhecimento dos ligantes asfálticos a partir do Modelo de Arrhenius. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(1), 107–120. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p107

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Artigos