O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_3Abstract
In this report, we aim to describe our experience regarding the use of the blog as an educational resource in online activities conducted at UFT's Portuguese Language Pibid. The action developed in online workshops was supported by BNCC (BRASIL, 2018), pedagogy of multiliteracies (ROJO, 2012; KALANTIZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) and the proposal of didactic sequences for textual production (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004). The blog manifests itself as an effective resource in educational support, as it provides a range of possibilities for the teacher as a pedagogical agent, in addition to allowing agency for students who can produce content based on their research and teacher's guidance. Thus, the blog cooperated for the knowledge and cognitive development of the students. Through the research, creation and application of a didactic sequence in videoconferences for the execution of news and multimodal posts by students of a school in Porto Nacional, it was possible to verify that the school blog is a potential resource, as it introduced the use of technology in multiliterate practices, making a more collaborative and attractive educational environment, in addition, promoted the exchange of knowledge between teachers and students, which also enables interdisciplinary support.
Keywords: Blog, Portuguese Language Teaching, Multiliteracies.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Laura Silva, Gabriel Galvão, Adriana Carvalho Capuchinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.