O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_3Resumo
Neste relato, objetivamos descrever nossa experiência quanto ao uso do blog como recurso educacional em atividades remotas realizadas no Pibid de Língua Portuguesa da UFT. A ação desenvolvida em oficinas remotas apoiou-se na BNCC (BRASIL, 2018), na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; KALANTIZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e na proposta de sequências didáticas para produção textual (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004). O blog manifesta-se como recurso eficaz no apoio educacional, pois propicia uma gama de possibilidades ao docente como agente pedagógico, além de permitir agência aos estudantes que podem produzir conteúdo a partir de suas pesquisas e das orientações do professor. Assim, o blog cooperou para o conhecimento e desenvolvimento cognitivo dos discentes. Através da pesquisa, criação e aplicação de sequência didática em videoconferências para execução de notícias e postagens multimodais por estudantes de uma escola de Porto Nacional, foi possível constatar que o blog é um recurso potencial, pois introduziu o uso da tecnologia em práticas multiletradas tornando o ambiente educacional mais colaborativo e atrativo, além de impulsionar a troca de saberes entre docentes e discentes, o que também viabiliza o apoio interdisciplinar.
Palavras-chave: Blog, Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos
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Copyright (c) 2023 Ana Laura Silva, Gabriel Galvão, Adriana Carvalho Capuchinho
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