SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_2

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua nas escolas em bairros de vulnerabilidade econômica, contribuindo na trajetória acadêmica, permitindo o contato do graduando com o ambiente escolar já no início do curso, o que ocorreria somente no Estágio Supervisionado. Assim, o medo e a insegurança que envolvem muitos licenciandos, dissipam-se na relação teoria-prática, evitando a evasão e promovendo a formação de docentes comprometidos com uma educação libertadora. Nosso objetivo é demonstrar a importância do Pibid na formação docente e consequentemente no aprimoramento do ensino da rede pública básica, por meio do processo de elaboração e execução de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre o gênero textual histórias em quadrinhos, com produção final na temática preconceito racial, a partir da perspectiva dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em seis oficinas em uma escola estadual após quase total atividade remota no Pibid 2020-2022. Foi um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa-ação com abordagem qualitativa descritiva em que associamos as experiências obtidas nesse processo com os estudos de Libâneo (1999) e Paulo Freire (2004). Os estudantes demonstraram criatividade, criticidade e desenvolvimento linguístico em suas produções.

Palavras-chave: Sequência Didática. Formação Docente. Histórias em Quadrinhos.

Biografia do Autor

Luzirene Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Secretariado Executivo pela Faculdade São Marcos - FASAMAR (2011). Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Foi bolsista Pibid, núcleo Lingua Portuguesa edição 2020-2022.

Adriana Carvalho Capuchinho, UFT

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - USP Mestre em Antropologia Social - USP Graduada em Letras - Português e Inglês - USP Graduada em Ciências Sociais - USP Professora Adjunta da UFT

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Gonçalves dos Santos, L., & Capuchinho, A. C. (2023). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_2