SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_2Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua nas escolas em bairros de vulnerabilidade econômica, contribuindo na trajetória acadêmica, permitindo o contato do graduando com o ambiente escolar já no início do curso, o que ocorreria somente no Estágio Supervisionado. Assim, o medo e a insegurança que envolvem muitos licenciandos, dissipam-se na relação teoria-prática, evitando a evasão e promovendo a formação de docentes comprometidos com uma educação libertadora. Nosso objetivo é demonstrar a importância do Pibid na formação docente e consequentemente no aprimoramento do ensino da rede pública básica, por meio do processo de elaboração e execução de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre o gênero textual histórias em quadrinhos, com produção final na temática preconceito racial, a partir da perspectiva dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em seis oficinas em uma escola estadual após quase total atividade remota no Pibid 2020-2022. Foi um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa-ação com abordagem qualitativa descritiva em que associamos as experiências obtidas nesse processo com os estudos de Libâneo (1999) e Paulo Freire (2004). Os estudantes demonstraram criatividade, criticidade e desenvolvimento linguístico em suas produções.
Palavras-chave: Sequência Didática. Formação Docente. Histórias em Quadrinhos.
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