O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_3Resumen
En este informe, pretendemos describir nuestra experiencia en cuanto al uso del blog como recurso educativo en actividades a distancia realizadas en Pibid de Língua Portuguesa en la UFT. La acción desarrollada en talleres a distancia fue apoyada por el BNCC (BRASIL, 2018), la pedagogía de las multialfabetizaciones (ROJO, 2012; KALANTIZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) y la propuesta de secuencias didácticas para la producción textual (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004). El blog aparece como un recurso eficaz en el apoyo educativo, ya que brinda un abanico de posibilidades al docente como agente pedagógico, además de permitir la agencia a los estudiantes que pueden producir contenidos a partir de su investigación y de la orientación del docente. Así, el blog cooperó para el conocimiento y desarrollo cognitivo de los estudiantes. A través de la investigación, creación y aplicación de una secuencia didáctica en videoconferencias para la realización de publicaciones noticiosas y multimodales por parte de estudiantes de una escuela de Porto Nacional, fue posible verificar que el blog es un recurso potencial, ya que introdujo el uso de la tecnología en prácticas multialfabetizadas, haciendo el ambiente educativo más colaborativo y atractivo, además de potenciar el intercambio de conocimientos entre docentes y estudiantes, lo que también posibilita el apoyo interdisciplinario.
Palabras clave: Blog, Enseñanza de Lengua Portuguesa, Multialfabetizaciones
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Laura Silva, Gabriel Galvão, Adriana Carvalho Capuchinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.