SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_2Abstract
The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) works in schools located in more economically vulnerable neighbourhoods, contributing significantly to the academic trajectory, as it allows, from the first period of the course, the graduating student's contact with the school environment, which would only occur in the Supervised Internship. Thus, the fear and insecurity that surround many undergraduates, dissipate in the theory-practice relationship, right at the beginning of graduation, preventing evasion and promoting the training of teachers committed to a liberating education. Our objective here is to demonstrate the importance of Pibid in teacher training and, consequently, in the improvement of teaching in basic public schools, through the process of elaboration and execution of a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) on comics as textual genre, with a final production on racial prejudice, from the perspective of multiliteracies (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) and according to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018) in six workshops in a state school after almost total online activity on Pibid (2020-2022). It was a work developed through action research with a descriptive qualitative approach in which we associate the experiences obtained in this process with the studies by Libâneo (1999) and Paulo Freire (2004). The students demonstrated creativity, criticality and linguistic development in their final productions.
Keywords: Didactic Sequence. Teacher Education. Comics.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luzirene, Adriana Carvalho Capuchinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.