O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_3

Resumo

Neste relato, objetivamos descrever nossa experiência quanto ao uso do blog como recurso educacional em atividades remotas realizadas no Pibid de Língua Portuguesa da UFT. A ação desenvolvida em oficinas remotas apoiou-se na BNCC (BRASIL, 2018), na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; KALANTIZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e na proposta de sequências didáticas para produção textual (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004).   O blog manifesta-se como recurso eficaz no apoio educacional, pois propicia uma gama de possibilidades ao docente como agente pedagógico, além de permitir agência aos estudantes que podem produzir conteúdo a partir de suas pesquisas e das orientações do professor. Assim, o blog cooperou para o conhecimento e desenvolvimento cognitivo dos discentes. Através da pesquisa, criação e aplicação de sequência didática em videoconferências para execução de notícias e postagens multimodais por estudantes de uma escola de Porto Nacional, foi possível constatar que o blog é um recurso potencial, pois introduziu o uso da tecnologia em práticas multiletradas tornando o ambiente educacional mais colaborativo e atrativo, além de impulsionar a troca de saberes entre docentes e discentes, o que também viabiliza o apoio interdisciplinar.

Palavras-chave: Blog, Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos

Biografia do Autor

Ana Laura Silva, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Letras na Universidade Federal do Tocantins e bolsista do Pibid de Língua Portuguesa 2020-2022.

Gabriel Batista Galvão, Universidade Federal do Tocantins

Licenciando em Letras - Lingua Portuguesa na Universidade Federal do Tocantins e bolsista Pibid 2020-2022.

Adriana Carvalho Capuchinho, UFT

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - USP Mestre em Antropologia Social - USP Graduada em Letras - Português e Inglês - USP Graduada em Ciências Sociais - USP Professora Adjunta da UFT

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

de Miranda e Silva, A. L., Batista Galvão, G., & Capuchinho, A. C. (2023). O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_3