O USO DE BLOGS COMO RECURSO EDUCACIONAL NO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_3Resumo
Neste relato, objetivamos descrever nossa experiência quanto ao uso do blog como recurso educacional em atividades remotas realizadas no Pibid de Língua Portuguesa da UFT. A ação desenvolvida em oficinas remotas apoiou-se na BNCC (BRASIL, 2018), na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; KALANTIZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e na proposta de sequências didáticas para produção textual (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004). O blog manifesta-se como recurso eficaz no apoio educacional, pois propicia uma gama de possibilidades ao docente como agente pedagógico, além de permitir agência aos estudantes que podem produzir conteúdo a partir de suas pesquisas e das orientações do professor. Assim, o blog cooperou para o conhecimento e desenvolvimento cognitivo dos discentes. Através da pesquisa, criação e aplicação de sequência didática em videoconferências para execução de notícias e postagens multimodais por estudantes de uma escola de Porto Nacional, foi possível constatar que o blog é um recurso potencial, pois introduziu o uso da tecnologia em práticas multiletradas tornando o ambiente educacional mais colaborativo e atrativo, além de impulsionar a troca de saberes entre docentes e discentes, o que também viabiliza o apoio interdisciplinar.
Palavras-chave: Blog, Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramentos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Laura Silva, Gabriel Galvão, Adriana Carvalho Capuchinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.