SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: AÇÕES DO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PORTO NACIONAL - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_2Resumen
El Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) opera en escuelas ubicadas en barrios económicamente vulnerables, contribuyendo significativamente a la trayectoria académica, ya que permite, desde el primer período de la carrera, el contacto del estudiante de pregrado con el medio escolar, la eso solo sucedería en la pasantía supervisada. Así, el miedo y la inseguridad que envuelven a muchos estudiantes de pregrado se disipan en la relación teoría-práctica, justo al inicio de la graduación, previniendo la evasión y promoviendo la formación de docentes comprometidos con una educación liberadora. Nuestro objetivo es demostrar la importancia de Pibid en la formación docente y consecuentemente en la mejora de la enseñanza en la red pública básica, a través del proceso de elaboración y ejecución de una secuencia didáctica (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre el género cómico textual. , con producción final sobre el tema del prejuicio racial, en la perspectiva de las multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) y según la Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018) en seis talleres en una escuela estatal después de una actividad remota casi total en el Pibid 2020-2022. Fue un trabajo desarrollado a través de la investigación acción con un enfoque cualitativo descriptivo en el que asociamos las experiencias obtenidas en este proceso con los estudios de Libâneo (1999) y Paulo Freire (2004). Los estudiantes demostraron creatividad, criticidad y desarrollo lingüístico en sus producciones finales.
Palabras clave: Secuencia Didáctica. Formación de Profesores. Cómics.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luzirene, Adriana Carvalho Capuchinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.