AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR PESTICIDAS NOS SEDIMENTO DO RIO FORMOSO NO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8732Resumo
RESUMO
Considerando o aumento da produção agrícola do Tocantins e o aumento no uso de pesticidas para esta produção, foram investigados os níveis de resíduos de pesticidas em amostras de sedimento do Rio Formoso, no estado do Tocantins. Analisou-se a presença de três pesticidas da classe dos carbamatos (carbaril, carbofurano e propoxur) por UHPLC-MS/MS, nos períodos de abril/2018 e julho/2019. As coletas foram realizadas as margens deste rio, na área de influência do projeto agrícola de Formoso do Araguaia – TO. Não foram encontrados os princípios ativos nas amostras de sedimento, o que pode ser entendido em função de algumas características físico químicas dos pesticidas estudados. Utilizando o método GOSS, os pesticidas estudados apresentaram características de rápida degradação no sedimento e com baixo potencial de contaminação associado ao sedimento. Foram analisadas, também, as características físico-químicas das amostras de sedimento coletadas, que justificam essa não quantificação desses três princípios ativos, nesse compartimento ambiental. Ainda que nenhum dos princípios ativos tenham sido encontrados, não se pode dizer que estes não estejam presentes em outros compartimentos, já que apresentam alto potencial de contaminação de água subterrânea, pelo método GUS e EPA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.