MONITORAMENTO DE METAIS E QUALIDADE DE ÁGUA NO RIBEIRÃO TAQUARUÇÚ GRANDE E AFLUENTES
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_19Resumo
O objetivo desse trabalho foi monitorar a qualidade da água do Ribeirão Taquaruçu Grande, principal fonte de abastecimento de água da cidade de Palmas-TO. Foram selecionados 7 pontos ao longo do corpo hídrico para serem analisados. As coletas das amostras ocorreram uma no período seco do ano e uma no período chuvoso na região. Analisaram-se diversos parâmetros físicos, químicos e biológicos, e alguns metais (Ferro, Alumínio, Manganês, Cromo, Cobre e Zinco.) Dos metais analisados, o Cobre e o Ferro foram encontrados nas análises com valores acima do valor permitido pelo CONAMA 357/05, em alguns pontos. Outros parâmetros como clorofila-a, fósforo, pH e coliformes do grupo E. coli encontraram-se fora dos padrões previstos na mesma legislação, podendo ser um indicativo de interferência antrópica, devida à expansão urbana próxima à bacia. A diminuição da qualidade da água à medida que o corpo hídrico passa por áreas mais povoadas foi observada através do cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA), o que indica mais uma vez que expansão urbana dentro da área da bacia do Ribeirão Taquaruçu deve ser monitorada e controlada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlia Neves Mantovani , Benildes Campos Rocha, Carlos Henrique do Nascimento Silva, Emerson Adriano Guarda, Patricia Martins Guarda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.