“QUEM MAL LÊ, MAL OUVE, MAL FALA, MAL VÊ”

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA INFANTOJUVENIL EM ATIVIDADES DO PIBID

Autores

  • Jaqueline Mendes Costa Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Roger Trindade Pereira
  • Glinys Maria dos Santos Homrich
  • Angela Noleto da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p28

Resumo

Este artigo propõe relatar e refletir acerca da experiência docente de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do curso de Pedagogia, câmpus Palmas, referente ao projeto de literatura infantojuvenil desenvolvido em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no munícipio de Palmas/TO. O referencial teórico contemplou principalmente os autores: Soares (2003), Frantz (1997), Bondía (2002), e Abromovich (1997) nas indagações acerca da literatura infatojuvenil e nas questões relacionadas à formação de professores e a pedagogia de projetos. Concluiu-se que atividades pedagógicas atreladas ao uso da literatura infatojuvenil propiciam a autonomia dos alunos quanto às habilidades de leitura, interpretação e escrita dos gêneros textuais. No que diz respeito à formação docente inicial, o Programa possibilitou espaço para experiência, ressignificação da prática docente e o aprendizado de novas possibilidades didáticas de letramento.

Biografia do Autor

Jaqueline Mendes Costa Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia UFT, 2013 - atual

Bolsista do programa de iniciação a docência (PIBID), 2014-atual

 

Angela Noleto da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília ( UNB) com pesquisa relativa à "Transmidiacao como metodologia na formação de professores e a aprendizagem colaborativa". Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Professora efetiva no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins- UFT

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Mendes Costa Ribeiro, J., Pereira, R. T., Homrich, G. M. dos S., & da Silva, A. N. (2018). “QUEM MAL LÊ, MAL OUVE, MAL FALA, MAL VÊ”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA INFANTOJUVENIL EM ATIVIDADES DO PIBID. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(4), 28–35. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p28

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