USO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA ENSINAR CAMPO MAGNÉTICO UTILIZANDO ARDUINO E EFEITO HALL
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_13Resumo
O estudo prático sobre campo magnético e como ele se relaciona com outras grandezas físicas são conteúdos que acabam sendo muito pouco abordados em sala de aula, apesar de ser uma área da Física que desperta a curiosidade dos estudantes. Com o intuito de minimizar esta falha, este trabalho utiliza a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para ensinar campo magnético através da elaboração de um dispositivo eletrônico baseado no efeito Hall utilizando Arduino. O dispositivo utilizado nesta pesquisa foi produzido no Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (LABMADE), localizado no Centro de Ciências Integradas (CCI), no campus Araguaína da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT). O equipamento foi aplicado no 3º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública da periferia do município de Arapoema. O intuito desta aplicação foi familiarizar os estudantes com este conteúdo da Física e estimular o ensino através da relação entre teoria, tecnologia e prática. Os resultados sugerem que houve avanços nos conhecimentos de Física sobre campo magnético e no desenvolvimento dos cálculos matemáticos utilizados pelos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronilson Sousa Santos, Stefânio Fernandes Silva, Anderson Gomes Vieira, Nilo Maurício Sotomayor Choque, Pâmella Gonçalves Barreto Troncão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.