A RELAÇÃO ENTRE O EXPERIMENTO DE VAN DE GRAAFF E OS RAIOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR ELETROSTÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_19074

Resumo

Este trabalho consiste em abordar um fenômeno físico, as descargas elétricas
atmosféricas, para ensinar conceitos de eletrostática. Para tornar o ensino dessa
temática mais interessante e dinâmico, foi utilizado um gerador de Van de
Graaff montado em um Produto Educacional de mestrado. Utilizou-se uma
Sequência de Ensino Investigativo (SEI) durante a aplicação deste trabalho,
que contou com 3 etapas, que se dividiu em apresentação do projeto aos
estudantes com resolução de um questionário diagnóstico, atividade
experimental utilizando o gerador de Van de Graaff e reaplicação do
questionário com aula expositiva sobre conceitos de eletrostática e meios de
proteção contra descargas elétricas atmosféricas.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

de Sousa Filho, J. R., Alves Bandeira, E. M., Alves Bandeira, E. M., Gonçalves Barreto Troncão, P., & Cupertino Gomes, Érica. (2024). A RELAÇÃO ENTRE O EXPERIMENTO DE VAN DE GRAAFF E OS RAIOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR ELETROSTÁTICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_19074

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)