A RELAÇÃO ENTRE O EXPERIMENTO DE VAN DE GRAAFF E OS RAIOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR ELETROSTÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_19074Resumo
Este trabalho consiste em abordar um fenômeno físico, as descargas elétricas
atmosféricas, para ensinar conceitos de eletrostática. Para tornar o ensino dessa
temática mais interessante e dinâmico, foi utilizado um gerador de Van de
Graaff montado em um Produto Educacional de mestrado. Utilizou-se uma
Sequência de Ensino Investigativo (SEI) durante a aplicação deste trabalho,
que contou com 3 etapas, que se dividiu em apresentação do projeto aos
estudantes com resolução de um questionário diagnóstico, atividade
experimental utilizando o gerador de Van de Graaff e reaplicação do
questionário com aula expositiva sobre conceitos de eletrostática e meios de
proteção contra descargas elétricas atmosféricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Ricardo de Sousa Filho, Elisângela Márcia Alves Bandeira, Edmarlos Marcos Alves Bandeira, Pâmella Gonçalves Barreto Troncão, Érica Cupertino Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.