ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: CURIOSIDADES SOBRE O BURACO NEGRO
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_9Resumo
No último ano do ensino médio, em praticamente nenhum momento se direciona a atenção para os conteúdos de Física e Astronomia. Esses conteúdos acabam não sendo explorados, mesmo sendo uma área que atrai atenção e a curiosidade dos estudantes. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo propor uma abordagem da Astronomia, sobre algumas curiosidades sobre os buracos negros. A metodologia adotada está baseada na utilização de folhetos informativos, que foram elaborados com a ferramenta Venngage Infographic Maker, e disponibilizados para leitura dos alunos. Para averiguação do entendimento dos alunos sobre o tema e sua absorção de informações, foi utilizado o Google Forms na confecção do formulário eletrônico, utilizado como atividade assíncrona. Percebeu-se através da aplicação do material, que é possível ensinar Física e Astronomia abordando conceitos avançados de maneira simplificada nas atividades de Ensino de Física. Cabendo ao professor/facilitador a tarefa de encontrar uma forma mais “agradável” para que os alunos se tornem capazes de compreender os conceitos sobre os conteúdos ministrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pâmella Gonçalves Barreto Troncão, Edgar Duarte da Silva, Ytalo Rodrigues dos Santos, Abraão Avelino Brito, Fabiano Santos de Oliveira, Ignacio Henrique Palavro Sczepanik
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.