USO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA ENSINAR CAMPO MAGNÉTICO UTILIZANDO ARDUINO E EFEITO HALL
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_13Resumen
O estudo prático sobre campo magnético e como ele se relaciona com outras grandezas físicas são conteúdos que acabam sendo muito pouco abordados em sala de aula, apesar de ser uma área da Física que desperta a curiosidade dos estudantes. Com o intuito de minimizar esta falha, este trabalho utiliza a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para ensinar campo magnético através da elaboração de um dispositivo eletrônico baseado no efeito Hall utilizando Arduino. O dispositivo utilizado nesta pesquisa foi produzido no Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (LABMADE), localizado no Centro de Ciências Integradas (CCI), no campus Araguaína da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT). O equipamento foi aplicado no 3º ano do Ensino Médio (EM) de uma escola pública da periferia do município de Arapoema. O intuito desta aplicação foi familiarizar os estudantes com este conteúdo da Física e estimular o ensino através da relação entre teoria, tecnologia e prática. Os resultados sugerem que houve avanços nos conhecimentos de Física sobre campo magnético e no desenvolvimento dos cálculos matemáticos utilizados pelos alunos.
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Derechos de autor 2024 Ronilson Sousa Santos, Stefânio Fernandes Silva, Anderson Gomes Vieira, Nilo Maurício Sotomayor Choque, Pâmella Gonçalves Barreto Troncão
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