ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES DEDICADO AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_15Resumo
A educação infantil, primeira etapa da educação básica perpassa por diferentes avanços e desafios, por permear dois eixos, o cuidar e o educar. Pensando nisto, a temática geral deste trabalho abrange a educação infantil e o brincar, considerando que uma das principais formas de desenvolver as crianças no processo de escolarização é por meio das brincadeiras e interações. Diante deste contexto, o objetivo é analisar o espaço destinado ao brincar na educação infantil. A partir do método descritivo de natureza qualitativa. Assim, foram visitadas 4 escolas, sendo duas públicas e duas privadas, localizadas na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Nossos dados revelam que as instituições públicas têm negligenciado o brincar, não destinando ou adequando espaços para a sua realização. Já as instituições privadas têm reconhecido seu potencial e destinado recursos e infraestrutura para as práticas através do brincar. Com isso, é necessário investir recursos e tempo para qualificar os espaços destinados ao brincar nas escolas públicas de Miracema/TO, com o intuito de mitigar a problemática instaurada na oferta educacional voltada para a primeira infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabrícia Rosa Pereita dos Santos, Nayane Moia de Freitas, Marciel Barcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.