ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES DEDICADO AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_15Resumo
A educação infantil, primeira etapa da educação básica perpassa por diferentes avanços e desafios, por permear dois eixos, o cuidar e o educar. Pensando nisto, a temática geral deste trabalho abrange a educação infantil e o brincar, considerando que uma das principais formas de desenvolver as crianças no processo de escolarização é por meio das brincadeiras e interações. Diante deste contexto, o objetivo é analisar o espaço destinado ao brincar na educação infantil. A partir do método descritivo de natureza qualitativa. Assim, foram visitadas 4 escolas, sendo duas públicas e duas privadas, localizadas na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Nossos dados revelam que as instituições públicas têm negligenciado o brincar, não destinando ou adequando espaços para a sua realização. Já as instituições privadas têm reconhecido seu potencial e destinado recursos e infraestrutura para as práticas através do brincar. Com isso, é necessário investir recursos e tempo para qualificar os espaços destinados ao brincar nas escolas públicas de Miracema/TO, com o intuito de mitigar a problemática instaurada na oferta educacional voltada para a primeira infância.
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Copyright (c) 2024 Fabrícia Rosa Pereita dos Santos, Nayane Moia de Freitas, Marciel Barcelos
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