ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES DEDICADO AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_v3_15

Resumo

A educação infantil, primeira etapa da educação básica perpassa por diferentes avanços e desafios, por permear dois eixos, o cuidar e o educar. Pensando nisto, a temática geral deste trabalho abrange a educação infantil e o brincar, considerando que uma das principais formas de desenvolver as crianças no processo de escolarização é por meio das brincadeiras e interações. Diante deste contexto, o objetivo é analisar o espaço destinado ao brincar na educação infantil. A partir do método descritivo de natureza qualitativa. Assim, foram visitadas 4 escolas, sendo duas públicas e duas privadas, localizadas na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Nossos dados revelam que as instituições públicas têm negligenciado o brincar, não destinando ou adequando espaços para a sua realização. Já as instituições privadas têm reconhecido seu potencial e destinado recursos e infraestrutura para as práticas através do brincar. Com isso, é necessário investir recursos e tempo para qualificar os espaços destinados ao brincar nas escolas públicas de Miracema/TO, com o intuito de mitigar a problemática instaurada na oferta educacional voltada para a primeira infância.

Biografia do Autor

Fabrícia Rosa Pereira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Educação Física, UFT. Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física, UFT.

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocatins

Mestra em Educaçao pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física, UFT

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Física/Ufes. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFT. Membro Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Ufes e Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física/UFT.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

Santos, F. R. P. dos, Freitas, N. M. de, & Barcelos, M. (2024). ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES DEDICADO AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(3). https://doi.org/10.20873/2024_v3_15