AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO?

Autores

  • Joyce Ramos Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Matheus Lima Frossard Prefeitura Municipal de Vitória
  • Marciel Barcelos UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12407

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender quais as práticas avaliativas estão em circulação no estágio supervisionado em educação física da Universidade Federal do Tocantins. Assume o método documental e as fontes são constituídas dos relatórios de estágio supervisionado em educação física produzidos de 2015-2019. Organiza suas fontes por meio do software iramuteq. Discute as fontes em duas categorias: as práticas avaliativas mobilizadas no estágio supervisionado, que evidencia quais práticas avaliativas foram mobilizadas e avaliação no ensino fundamental e no ensino médio: o que dizem os relatórios? Que amplia a compreensão sobre as preocupações no processo de avaliação do ensino-aprendizagem. Conclui que há necessidade de fomentar um movimento inventivo na realização das práticas avaliativas com o intuito de qualificar a atuação docente, especialmente considerando a singularidade da educação física escolar.

Biografia do Autor

Joyce Ramos Costa, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Educação Física; membro do Grupo de investigação pedagogica em educação física/UFT

Matheus Lima Frossard, Prefeitura Municipal de Vitória

Doutorando em Educação Física - Ufes; Professor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Costa, J. R., Frossard, M. L., & Barcelos, M. (2021). AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO?. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(Especial), 30–43. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12407