Espacios y horarios escolares dedicados al movimiento en educación temprana
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_15Resumen
La educación inicial, primera etapa de la educación básica, atraviesa diferentes avances y desafíos, pues permea dos ejes, cuidar y educar. Teniendo esto en cuenta, el tema general de este trabajo abarca la educación infantil y el juego, considerando que una de las principales formas de desarrollo de los niños en el proceso escolar es a través del juego y las interaciones. Ante este contexto, el objetivo es analizar el espacio dedicado al juego en la educación infantil. Basado en el método descriptivo de carácter cualitativo. Así, fueron visitadas 4 escuelas, dos públicas y dos privadas, ubicadas en la ciudad de Miracema do Tocantins/TO. Nuestros datos revelan que las instituciones públicas han descuidado el juego, no asignando ni adaptando espacios para ello. Las instituciones privadas han reconocido su potencial y han asignado recursos e infraestructura para prácticas a través del juego. Por lo tanto, es necesario invertir recursos y tiempo para mejorar los espacios destinados al juego en las escuelas públicas de Miracema/TO, con el objetivo de mitigar los problemas creados en la oferta educativa dirigida a la primera infancia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fabrícia Rosa Pereita dos Santos, Nayane Moia de Freitas, Marciel Barcelos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.