A INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURRICULARES E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_6Resumo
O estágio curricular supervisionado é uma importante ferramenta de formação docente que é responsável por articular no cotidiano diferentes saberes pedagógicos, dentre eles a avaliação. Esse estudo objetiva compreender de que maneiras os estágios curriculares e programas institucionais influenciam na constituição das práticas avaliativas. Trata-se de uma pesquisa narrativa com discente de 10 instituições federais de formação de professores de educação física na região norte. Os dados revelam que há uma preferência pela adoção de práticas avaliativas que melhor se articulam com os saberes provenientes da área da saúde. Também se destaca a relevância dos programas institucionais e dos estágios curriculares supervisionados na formação de uma concepção avaliativa no cotidiano escolar. Conclui-se que há carência no processo de aprendizagem das práticas avaliativas relacionadas com a específicidade da educação física no contexto pesquisado, especialmente considerando a natureza dos lugares que possui escolas do campo, ribeirinhas e quilombolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nayane Moia de Freitas, Wagner dos Santos, Marciel Barcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.