PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_10Resumo
Abordamos a experiência vivenciada durante as atividades desenvolvidas em uma escola estadual em Porto Nacional, em 2021, com graduandos de Letras da Universidade Federal do Tocantins. no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID 2020/2022). O gênero textual notícia foi escolhido para ser trabalhado on-line, dado o distanciamento social em prevenção à Covid-19. Os pibidianos, partindo da sequência didática elaborada pelos supervisores baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), elaboraram os planos dos módulos e suas atividades, a serem desenvolvidos com os estudantes. O público-alvo foram alunos do 6º aos 9º anos do ensino fundamental. Trabalhar o gênero, visou despertar nos educandos a criticidade em relação às percepções de mundo e da sociedade na qual se encontram inseridos enquanto cidadãos. A metodologia aplicada nas oficinas está embasada no uso dos recursos tecnológicos para leitura e produção multimodais nas competências da BNCC (BRASIL, 2018) e perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2015), como as plataformas e materiais didáticos digitais. As atividades desenvolvidas maneira remota, via Google Meet com a produção final de uma notícia publicada no blog da escola. Tivemos resultados positivos, como a produção no blog, e negativos, como a dificuldade de interação síncrona online.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Yury Burjack, Deuzanira Almeida, Adriana C. Capuchinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.