PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_10

Resumo

Abordamos a experiência vivenciada durante as atividades desenvolvidas em uma escola estadual em Porto Nacional, em 2021, com graduandos de Letras da Universidade Federal do Tocantins. no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID 2020/2022). O gênero textual notícia foi escolhido para ser trabalhado on-line, dado o distanciamento social em prevenção à Covid-19. Os pibidianos, partindo da sequência didática elaborada pelos supervisores baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), elaboraram os planos dos módulos e suas atividades, a serem desenvolvidos com os estudantes. O público-alvo foram alunos do 6º aos 9º anos do ensino fundamental. Trabalhar o gênero, visou despertar nos educandos a criticidade em relação às percepções de mundo e da sociedade na qual se encontram inseridos enquanto cidadãos. A metodologia aplicada nas oficinas está embasada no uso dos recursos tecnológicos para leitura e produção multimodais nas competências da BNCC (BRASIL, 2018) e perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2015), como as plataformas e materiais didáticos digitais. As atividades desenvolvidas maneira remota, via Google Meet com a produção final de uma notícia publicada no blog da escola. Tivemos resultados positivos, como a produção no blog, e negativos, como a dificuldade de interação síncrona online.

Biografia do Autor

Yury Burjack, Universidade Federal do Tocantins

Licenciando em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsista Pibid 2020-2022. Monitor bolsista no CECLLA - UFT.

Deuzanira Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFP), Pós graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec), Licencianda em Letras Português pela Universidade FEderal do Tocantins (UFT),  Bolsista Pibid Língua Portuguesa UFT (edição 2020-2022),
Professora monitora bolsista no Centro de Estudos Continuados em Letras Linguística e Artes (CECLLA).

Adriana C. Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - USP, Mestre em Antropologia Social - USP Graduada em Letras - Português e Inglês - USP Graduada em Ciências Sociais - USP. Professora Adjunta da UFT no curso de Letras. Professora do PPG Letras UFT. 

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Bezerra Burjack, Y., da Silva Cruz de Almeida , D., & Carvalho Capuchinho, A. (2023). PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_10