ABORDAGEM AMBIENTAL E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO: UMA ANÁLISE CURRICULAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA EM PALMAS, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_mar_17908%20%20Resumo
A importância da abordagem ambiental nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo em Palmas, TO, está relacionada principalmente à sua expansão urbana e às crescentes preocupações ambientais. Esta pesquisa documental analisou as ementas e conteúdos programáticos dos Projetos Pedagógicos desses cursos. Os principais resultados indicam uma ausência de conteúdos específicos sobre gestão de resíduos de construção civil nos currículos, embora haja ênfase na dimensão ambiental. O enfoque nesta temática muitas vezes se limita a conceitos teóricos e introdutórios, abordados de forma transversal ou em disciplinas optativas. Além disso, os currículos necessitam de atualização e adaptação para atender às necessidades ambientais presentes e futuras do país. Para pesquisas futuras, sugere-se ampliar a amostra e analisar a obrigatoriedade de disciplinas ambientais em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, além de investigar a formação e competências dos professores que ministram conteúdos ambientais, tanto específicos quanto transversais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 OnÉsima Aguiar Campos Barreto, Doctor, Doctor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.