AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR DE UMA CASA DE INTERESSE SOCIAL EM PALMAS-TO UTILIZANDO O MÉTODO DO GÁS TRAÇADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv1n123-14434%20

Resumo

A ventilação dos edifícios desempenha duas funções fundamentais: garante a entrada de ar fresco e limpo melhorando a qualidade do ar no interior dos edifícios e promove a retirada dos poluentes que se encontram no seu interior. Conhecer e quantificar a ventilação de um edifício é o primeiro passo para um correto controle e definição da sua estratégia de utilização mais adequada. Nesse contexto, a simulação computacional pode desempenhar um papel fundamental, permitindo estimar ganhos e perdas de temperatura interna, associados a cada estratégia, auxiliando o usuário e/ou projetista na escolha. A técnica mais comum para medir as taxas de ventilação assenta na utilização de um gás traçador. Neste trabalho mediram-se renovações horárias em uma casa de interesse social através do método do gás traçador e da técnica do declive. Para esse fim foram realizados cinco ensaios, permitindo avaliar a variabilidade dos resultados. Os resultados foram utilizados como dado de entrada num modelo de simulação com auxílio do EnergyPlus 8.6 e do DesignBuilder 5.5.2. O valor médio de renovações horárias obtido nos ensaios foi de 1,16 h-1, demonstrando que o aumento da taxa de renovação de ar na residência, principalmente no período noturno, contribui para mitigação do desconforto por sobreaquecimento.

Biografia do Autor

Eva Barreira, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal

Licenciou-se em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2000, onde também obteve o grau de Mestre em Construção de Edifícios em 2004. Prestou provas de Doutoramento em Engenharia Civil na FEUP em 2010.

É docente da FEUP desde 2001, tendo atualmente a posição de Professora Auxiliar da Secção de Construções Civis (SCC) do Departamento de Engenharia Civil (DEC), sendo responsável por Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC), do Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios (MPRINCE), do Curso em Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE) e do Programa Doutoral em Engenharia Civil (PRODEC).

É Coordenadora da SCC do DEC, Membro da Comissão Cientifica do MPRINCE e Diretora do EARPE. É membro da Unidade de I&D CONSTRUCT da FEUP, integrado no Grupo do Laboratório de Física das Construções (LFC).

É orientadora ou coorientadora científica na preparação de diversos trabalhos de Pós-Doutoramento, Doutoramento e Mestrado. Nas atividades de extensão universitária, colaborou em cursos de formação e elaborou pareceres técnicos no âmbito do LFC e da FEUP.

Participou em vários projetos de I&D nacionais e internacionais e é membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora de eventos científicos nacionais e internacionais. É Guest-Editor de 4 Special Issues e autora de 5 livros internacionais e nacionais e de cerca de 150 publicações científicas em revistas e congressos internacionais e nacionais, incluindo cerca de 50 artigos em revistas internacionais listadas no Science Citation Index (SCI).

Desenvolve trabalho de investigação nas seguintes áreas: física das construções (comportamento higrotérmico de edifícios, conforto térmico, ventilação natural e estanquidade e eficiência energética dos edifícios), termografia de infravermelhos, medições em laboratório e monitorização in situ, tecnologia das construções, patologia da construção e reabilitação de edifícios. 

Ricardo Almeida, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Ricardo Almeida. Concluiu o(a) Doutoramento em Engenharia Civil em 2011 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Viseu.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

de Padua Marcolini, M., Barreira, E., & Almeida, R. (2023). AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA TAXA DE RENOVAÇÃO DE AR DE UMA CASA DE INTERESSE SOCIAL EM PALMAS-TO UTILIZANDO O MÉTODO DO GÁS TRAÇADOR. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(1). https://doi.org/10.20873/uftv1n123-14434

Edição

Seção

Artigos