CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NO CAMPUS UFT DE PALMAS - TO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências durante a realização de oficinas de Horta Agroecológica e produção de alimentos em pequenos espaços. Tal oficina faz parte do projeto do NEADS UFT do Campus de Palmas – TO e foi ministrada em parceria com o Instituto Ecocentro Sabiá. As práticas visam manter, ampliar e fortalecer as ações de ensino/pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Núcleo e voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar com enfoque agroecológico. Dentre as estratégias utilizadas destaca-se a roda de conversa o uso de ferramentas participativos na construção coletiva do conhecimento agroecológico. Como resultado além da introdução dos conceitos teóricos, ampliou-se laços e parcerias entre agricultores e comunidade acadêmica rumo à construção coletiva de novas práticas em produção sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas agroecológicas. Experiências. Segurança alimentar.
RESUME
This work aims to report the experiences during the workshops of Horta Agroecológica and food production in small spaces. This workshop is part of the NEADS UFT project at Campus de Palmas - TO and was given in partnership with the Instituto Ecocentro Sabiá. The practices aim to maintain, expand and strengthen the teaching / research and extension actions developed by the Center and aimed at strengthening family farming with an agroecological focus. Among the strategies used, the conversation wheel used participatory tools in the collective construction of agroecological knowledge. As a result, in addition to the introduction of theoretical concepts, ties and partnerships between farmers and the academic community were expanded towards the collective construction of new practices in sustainable production.
KEYWORDS: Agroecological practices. Experiences. Food security.
RESUMEN
Este trabajo tiene como objetivo informar las experiencias durante los talleres de Horta Agroecológica y la producción de alimentos en espacios pequeños. Este taller es parte del proyecto NEADS UFT en el Campus de Palmas - TO y fue impartido en colaboración con el Instituto Ecocentro Sabiá. Las prácticas apuntan a mantener, expandir y fortalecer las acciones de enseñanza / investigación y extensión desarrolladas por el Centro y dirigidas a fortalecer la agricultura familiar con un enfoque agroecológico. Entre las estrategias utilizadas, la rueda de conversación utilizó herramientas participativas en la construcción colectiva del conocimiento agroecológico. Como resultado, además de la introducción de conceptos teóricos, los lazos y asociaciones entre los agricultores y la comunidad académica se expandieron hacia la construcción colectiva de nuevas prácticas en la producción sostenible.
PALABRAS CLAVE: Prácticas agroecológicas. Experiencias Seguridad alimentaria.
Referências
ALTIERI, M. Bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo. Expressão popular, 2012.
BERALDO, K. A. MENDONÇA, R. M. G; RODRIGUES, W. Núcleos de Estudos em Agroecologia: uma política pública para o fortalecimento da extensão universitária. Revista do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (UFV). V. 7 | N.1 | JAN.-JUN.2018. P.398-416.
GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável.
Porto Alegre: UFRGS, 2005.
MONTEIRO, D.; LONDRES, F. Pra que a vida nos dê flor e frutos: notas sobre a trajetória do movimento agroecológico no Brasil. In: SAMBUICHI, R. H. R.; MOURA, I. F.; MATTOS, L. M.; ÁVILA, M. L.; SPÍNOLA, P. A. C.; SILVA, A. P. (Org). A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil, Brasília: Ipea. 2017, p.53-83.
PETERSEN, P.; ALMEIDA, E. Revendo o conceito de fertilidade: conversão ecológica do sistema de manejo dos solos na região do Contestado. In: Agriculturas: experiências em agroecologia. 2018. v. 5, nº 3. p. 16.
SEVILLA, E. Agroecología y desarrollo rural sustentable: una propuesta desde Latinoamérica (mimeo). In: SARANDON, Santiago (Ed.) Agroecología: el camino para una agricultura sustentable. Rosario, 2000. (Escrito para el primer Manual argentino de
agroecología).
SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e
Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022005000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 Agost. 2018