A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: Contribuições da Disciplina de Morfologia do Português
Resumo
Este trabalho apresenta a importância das atividades desenvolvidas por meio do Programa Institucional de Monitoria (PIM), realizadas no componente curricular Morfologia do Português, do curso de Letras de uma Universidade pública do Estado do Tocantins. Tem como objetivo refletir e discutir a relevância da monitoria como espaço inicial de formação para a docência, considerando o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, os resultados mostram que o aluno tem uma possibilidade a mais de aprender o conteúdo, de reforçar tudo aquilo que está sendo passado pelo professor e influência de maneira positiva na disciplina, fortalecendo o ensino e promovendo a interação entre a comunidade acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: PIM; Formação Docente; Disciplina; Morfologia do Português.
ABSTRACT
This work presents the importance of the activities developed through the Institutional Monitoring Program (PIM), carried out in the curricular component Morphology of Portuguese, of the course of Letters of a public University of the State of Tocantins. It aims to reflect and discuss the importance of monitoring as an initial training space for teaching, considering the teaching-learning process. In this sense, the results show that the student has one more possibility to learn the content, to reinforce everything that is being passed by the teacher and to influence positively in the discipline, strengthening the teaching and promoting the interaction between the academic community. KEYWORDS: PIM; Formation Teacher; Discipline; Morphology of Portuguese.
RESUMEN
Este trabajo muestra la importancia de las actividades realizadas por el Programa de Monitoreo Institucional (PIM), celebrada en el componente curricular morfología portugués, por supuesto cartas de una Universidad pública del Estado de Tocantins. Tiene como objetivo reflexionar y discutir la importancia del monitoreo como espacio inicial de formación para la docencia, considerando el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este sentido, los resultados muestran que el alumno tiene una posibilidad más de aprender el contenido, de reforzar todo lo que está pasando el profesor e influir positivamente en la disciplina, fortaleciendo la enseñanza y promoviendo la interacción entre la comunidad académica.
PALABRAS CLAVE: PIM; Formación docente; la disciplina; Morfología de los portugueses.
Referências
ANTUNES, Maria Irandé Costa Mores. Muito além da gramática: por um ensino de gramática sem pedra no caminho. São Paulo, Ed. Parábola,2007.
DIAS, A. M. I. A monitoria como elemento de iniciação à docência: ideias para uma reflexão. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidade e trajetórias. Natal, Rio Grande do Norte: Edufrn, 2007. Cap. 9, p. 37-44.
GUEDES, Maria Luiza. Monitoria: uma questão curricular e pedagógica. Série Acadêmica, Campinas: Puccamp, v. 9, p. 3-30, 1998.
LINS, Daniel. Ser Monitor. Disponível em: <http://www.mauricionassau.com.br/institucionais/faculdade/index.php?artigo/listar/215> Acesso em : 24/10/2017.
SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, V. Mensal, 2006.