RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA “ELEITOR DO FUTURO” NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.20873/ELETFUTUPalavras-chave:
Educação Infantil, eleitor do futuro, educação cívica, participação política, TRE-GOResumo
Este relato descreve a implementação do Programa "Eleitor do Futuro" em Goiás, iniciativa destinada a educar jovens sobre sua participação política e cidadania ativa. Coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/GO), o programa envolveu palestras, visitas educativas, simulações de eleições e parcerias estratégicas com entidades como a OAB/GO e Secretaria de Estado de Educação. Os resultados indicam um aumento no interesse dos alunos por temas políticos e uma maior conscientização sobre seus direitos civis. Apesar dos desafios iniciais, como engajar escolas e gerenciar recursos limitados, as lições aprendidas reforçaram a importância da flexibilidade e colaboração para o sucesso do programa.
Referências
BACHNER, J. From Classroom to Voting Booth: The Effect of Civic Education on Turn-out. New Orleans, LA: Paper presented at the annual meeting of the Southern Political Science Association, Hotel InterContinental, 2010.
BERS, M.; CHAU, C. The Virtual Campus of the Future: Stimulating and Simulating Civic Actions in a Virtual World. Journal of Computing in Higher Education, v. 22, n. 1, p. 1–23, 2010.
BRASIL. Portaria nº 1.218, de 19 de outubro de 2005. Goiânia, 2005. Disponível em: https://apps.tre-go.jus.br/internet/legislacao-compilada/portaria-da-presidencia/portaria-da-presidencia-200501218.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.
CHISHOLM, Lynne. Youth and political participation in Europe: Results of the comparative study EUYOUPART. Verlag Barbara Budrich, 2008.
DELLI CARPINI, M. X. Review of NH Nie, J Junn, and K Stehlik-Barry, Education and Democratic Citizenship in America. American Political Science Review, v. 91, p. 971–972, 1997.
DELLI CARPINI, M. X.; KEETER, S. What Americans Know About Politics and Why It Matters. New Haven, CT: Yale University Press, 1996. 397 p.
MANNING, N.; EDWARDS, K. Does civic education for young people increase political participation? A systematic review. Educational Review, v. 66, n. 1, p. 22–45, 2013.
MARCHETTI, Vitor. Governança eleitoral: o modelo brasileiro de Justiça Eleitoral. Dados, v. 51, p. 865-893, 2008.
MCDEVITT, Michael; KIOUSIS, Spiro. Experiments in Political Socialization: Kids Voting USA as a Model for Civic Education Reform. CIRCLE Working Papers, n. 49, p. 1–52, 2006.
MOZAFFAR, Shaheen; SCHEDLER, Andreas. The comparative study of electoral governance—introduction. International political Science review, v. 23, n. 1, p. 5-27, 2002.
ÖZLEM, Becerik Yoldaş. Civic Education and Learning Democracy: Their Importance for Political Participation of Young People. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 174, p. 544-549, 2015.
PARK, Alison et al. (Ed.). British social attitudes: The 21st report. Sage, 2004.
PRINT, M. Citizenship education and youth participation in democracy. British Journal of Educational Studies, v. 55, n. 3, p. 325–345, 2007.
KIMBERLEE, R. H. Why don’t British Young People Vote at General Elections? Journal of Youth Studies, v. 5, n. 1, p. 85–98, 2002.
PASEK, Josh et al. Schools as Incubators of Democratic Participation: Building Long-term Political Efficacy with Civic Education. Applied Developmental Science, v. 12, n. 1, p. 26–37, 2008.
PIRIE, M.; WORCESTER, R. M. The Big Turn-off: Attitudes of Young People to Government, Citizenship, and Community. London: Adam Smith Institution, 2000.
POPKIN, Samuel L.; DIMOCK, Michael A. Knowledge, trust, and international reasoning. Elements of reason: Cognition, choice, and the bounds of rationality, p. 214-238, 2000.
PRINT, M.; SAHA, L.; EDWARDS, K. Youth Electoral Study – Report 1: Enrolment and Voting. Sydney: Australian Electoral Commission, 2004.
WATTENBERG, M. Is Voting for Young People? New York: Pearson Longman, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.