RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CARTILHA DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA ESCOLAS NO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELAXTO

Palavras-chave:

Educação Fiscal, Reforma Tributária, ICMS Educacional, Função Social do Tributo, Participação Cidadã.

Resumo

Este relato detalha a criação de uma cartilha de educação fiscal para escolas públicas em Tocantins, desenvolvida por mestrandos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) durante o primeiro semestre de 2024. Composta por servidores da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento, sob a orientação de um professor doutor, a equipe abordou a falta de conteúdo atualizado sobre reforma tributária e ICMS educacional. A cartilha, que inclui desde conceitos básicos até temas como orçamento público e controle social, foi elaborada através de pesquisa, redação colaborativa, revisão pedagógica e diagramação profissional. Apesar dos desafios de adaptar a linguagem para jovens e curadoria de atividades interativas, estão previstos a distribuição nas escolas, capacitação de professores e avaliações periódicas. O lançamento oficial ocorrerá na plataforma virtual da Escola Fazendária, visando ampliar o alcance e a eficácia da educação fiscal.

Biografia do Autor

Andreia Gomes Feitosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Ciência Econômica pela Universidade Federal do Tocantins UFT em 2007

José Pedro Dias Leite, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Ciências contabeis - UFT 2003, Direito - Objetivo 2018, Especialização: Auditoria e Gestão Publica- Falbe, Direito é Gestão dos Serviços Sociais Autonomos - IDP, previdenciário- Eadir, Secretário Executivo do Planejamento e Orçamento Tocantins.

Ludimylla Melo Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Direito - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Marco Antônio da Silva Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Formação em Ciências Econômicas pela FACCEBA - Faculdade Catolica de Ciências econômicas da Bahia.
Formação em Sistema de Informações pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana- BA. Formação em Direito pela UNICATÓLICA - Universidade Católica do Tocantins..

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutoranda UNAMA, com pesquisa na área de Inovação Territorial/Pública. Pós doutora pela Univ. de Coimbra, com pesquisa sobre Competências Digitais de Professores, pós doutora pela UNESP, com pesquisa ligada à Transparência Pública, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Fez especializações em Administração Financeira e Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Administração pela PUC de Goiás (1998) . Atualmente é Coordenadora UAB da UFT. Docente e orientadora nos Mestrado e Doutorado Prof em Modelagem Computacional UFT (Governança Digital). Docente e orientadora dos mestrados em Gestão de Políticas Públicas, além da graduação em Administração.Atua como professora de pós-graduação Lato Sensu na área de Gestão, em especial nas disciplinas de Gestão da Qualidade Total e Gestão do Conhecimento.

Referências

ALMEIDA, João P. O impacto da educação fiscal no comportamento tributário dos brasileiros. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a implementação da educação fiscal nas escolas públicas. 2020. Disponível em: http://www.mec.gov.br/diretrizes-fiscais. Acesso em: 12 set. 2022.

COSTA, Helena; LOPEZ, Ricardo (Orgs.). Tributação e Sociedade: Uma visão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Fiscal, 2020.

FERREIRA, Lúcia; SANTOS, Felipe R. A importância da educação fiscal na formação do cidadão. Revista Brasileira de Educação Fiscal, São Paulo, v. 10, n. 24, p. 142-158, mar. 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Análise dos efeitos da reforma tributária sobre a desigualdade fiscal no Brasil. Relatório nº 34, Brasília, DF, 2020.

MACHADO, Carlos J. Reforma tributária: desafios e perspectivas para o desenvolvimento econômico no Brasil. Jornal de Política Econômica, Brasília, v. 22, n. 2, p. 200-215, jun. 2022.

RAMOS, Silvia H. Educação fiscal no currículo escolar: desafios e oportunidades. In: ANDRADE, Maria L. (Ed.). Educação e Política no Brasil Contemporâneo. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2022. Cap. 5, p. 87-105.

SILVA, Antônio M. Fundamentos da Educação Fiscal no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Universitária, 2018.

SOUZA, Roberto C.; OLIVEIRA, Ana L. Ensino de tributação nas escolas: uma análise crítica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 15., 2021, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2021. p. 456-468.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Gomes Feitosa, A., Dias Leite, J. P., Melo Carvalho, L., da Silva Menezes, M. A., & Nunes, S. G. da C. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CARTILHA DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA ESCOLAS NO TOCANTINS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 410–420. https://doi.org/10.20873/RELAXTO