CRIANDO SOLUÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 6 “ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO” COM DESIGN THINKING

O CASO DA PRAIA DA GRACIOSA EM PALMAS - TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CREATING

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, ferramentas de design, qualidade da água

Resumo

Este artigo explora a integração do Design Thinking (DT) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados na Amazônia Legal. O estudo de caso foca na Praia da Graciosa, em Palmas, Tocantins, e utiliza métodos de intervenção sociotécnica para desenvolver soluções inovadoras para o ODS 6 - Água Potável e Saneamento, desenvolvidos em uma disciplina de pós-graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa mostra que a combinação do DT e dos ODS pode gerar soluções mais eficazes e centradas nas necessidades das pessoas, além de destacar a importância da colaboração entre diferentes atores para a implementação dos ODS e o desenvolvimento sustentável local.

Biografia do Autor

Gisele Barbosa Paiva, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e doutorado em Economia Ambiental pela Universidade de Brasília -UnB. Professora Adjunta na Fundação Universidade Federal do Tocantins -UFT atuando no Curso de Graduação em Ciências Econômicas e no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas - GESPOL/UFT.

Cleiton Silva Ferreira Milagres, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com mestrado em Extensão Rural (UFV) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor adjunto IV no curso de Administração e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL/UFT) e colaborador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do Mestrado em Administração Pública em rede (PROFIAP). Lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos".

Referências

BERG, C. H.; GUERCIO, M. J.; ULBRICHT, V. R. Indicadores de balneabilidade: a situação brasileira e as recomendações da World Health Organization. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 2, n. 3, p. 83-101, 2013.

BONINI, L. A.; SBRAGIA, R. O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, v.2, n.1, 2011.

BROSE, M. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. 2. ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2010. 328 p.

BROWN, T.; KATZ, B. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 249 p.

CAVALCANTE, P; MENDONÇA, L; BRANDALISE, I. Políticas públicas e design thinking: interações para enfrentar desafios contemporâneos. Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia. IPEA, 2019.

CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2018/01/RESOLU%C3%87%C3%83O-CONAMA-n%C2%BA-274-de-29-de-novembro-de-2000.pdf. Acesso em 17 abr 2023.

G4 EDUCAÇÃO. Mapa da empatia: o que é e como preencher. Disponível em: https://g4educacao.com/portal/mapa-da-empatia Acesso em 17 abr. 2023.

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. DESIGN THINKING – EIXO INOVAÇÃO. VITÓRIA, ES, 2019.

INPE - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, 2022 – Projeto Prodes. Disponível em: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/. Acesso em: 01 maio de 2023.

MAGISTRETTI, S; ARDITO, L; PETRUZZELLI, A, M. Enquadrando os microfundamentos do design thinking como uma capacidade dinâmica para iovação: reconciliando teoria e prática. Revista de Gestão de Inovação de Produtos. V.38, edição 6, 2021, pag.645-667.

MANZINI, E. Design: quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2017. 254 p.

MARTINS, A.R.Q; SIGNORI, G.G; CAPELLARI, M.R.S; SOTILLE, S,S; KALI, F. Uso de Design Thinking como experiência de prototipação de ideias no ensino superior. FutureJournal.v.8, n.1, p.208-224, jan/abr 2016.

MENDONÇA, L. Design thinking e políticas públicas: ampliando as possibilidades de diálogo. Brasília: IPEA, 2019. Disponível em: http://www.mestradoprofissional.gov.br/sites/images/mestrado/turma3/leticia-koeppelmendonca.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

METELLO, D. G. Design Etnográfico em Políticas Públicas. Brasília: Enap, 2018.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. COP-21 – Modo de Usar: Um guia para a cobertura jornalística da conferência do Clima. Observatório Do Clima, 2015. Disponível em: Acesso em: 19 mai 2023.

PERTANA, F. C. F.; DUTRA, V. C.; SENNA, L. G. S.; VALE, E. A. A importância do monitoramento do índice de balneabilidade das praias de Palmas- Tocantins. Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, 2019. Disponível em: . Acesso em: abr de 2023.

RITTEL, H.; WEBBER, M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p. 155-169, 1973.

SOUZA, D. L. S. N. Qualidade sanitária de praias de Palmas Tocantins, Brasil. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2018.

THORING, K.; MÜLLER, R. Understanding Design Thinking in Practice: An Empirical Study on How Design Thinking is Used in Practice. International Conference on Engineering and Product Design Education, 2011.

OLIVEIRA, A, C, A. A contribuição do Design Thinking na educação. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial, 2014, 105–121.

VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. 161 p.

VERGANTI, R.; VENDRAMINELLI, L; LANSITI, M. Inovação e design na era da inteligência artificial. Journal of Product Innovation Management, 37 ( 3 ), 2020. 212 – 227.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Barbosa Paiva, G., & Silva Ferreira Milagres, C. (2025). CRIANDO SOLUÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 6 “ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO” COM DESIGN THINKING : O CASO DA PRAIA DA GRACIOSA EM PALMAS - TOCANTINS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 449–478. https://doi.org/10.20873/CREATING