CONSERVAÇÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS NA PRÁTICA: EXTENSÃO E PESQUISA COMO AGENTES DA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/CONSERVPalavras-chave:
Educação Patrimonial. Museu. Acervo. Coleção Numismática.Resumo
Os museus desenvolvem uma importante função pedagógica e social por meio de suas ações de Educação Patrimonial. Nesse sentido, este texto apresenta as atividades que envolveram a realização de um projeto de pesquisa e extensão universitária sobre restauro, higienização, identificação e armazenamento de uma Coleção Numismática, pertencente ao acervo do Museu Histórico e Cultural de Arraias - MHCA, sob a ótica das relações entre Museus e Educação Patrimonial. Os procedimentos metodológicos adotados fundamentaram-se na pesquisa qualitativa aplicada e exploratória, pesquisa bibliográfica, documental e os resultados são apresentados a partir da experiência dos autores-participantes. O projeto demonstrou a relevância do trabalho desenvolvido e as diversas possibilidades de ações que o Museu pode desenvolver usando seu acervo, especialmente as coleções numismáticas que agora encontra-se organizada, identificada e disponível para ações de educação patrimonial. Além disso, o trabalho sinaliza para a possibilidade do desenvolvimento de outras pesquisas a partir do acervo do MHCA, afirmando-se como um espaço de incentivo e produção do conhecimento.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1990.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo: Brasiliense, 2007. - - (Coleção primeiros passos; 20)
CARLAN, Cláudio Umpierre. FUNARI, Pedro Paulo A. Moedas: a numismática e o estudo da História. / Cláudio Umpierre Carlan e Pedro Paulo A. Funari. – São Paulo: Annablume, 2012. (Coleção História e Arqueologia em Movimento). 100 p. ; 14x21 cm
CARVALHO, Luis Osete Ribeiro. DUARTE, Francisco Ricardo. MENEZES, Afonso Henrique Novaes. SOUZA, Tito Eugênio Santos [et al.]. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância – Petrolina-PE, 2019. 83 p.: 20 cm. Livro digital.
COIMBRA, Álvaro da Veiga. Noções sobre Numismática. USP/Revista de História, v. 01 p. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/37387> Acesso em: 10 dez. 2020.
Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/patrimonio/> Acesso em 06 ago. 2020.
Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/colecao/> Acesso em 10 dez. 2020.
DIMENSTEIN, Dora. A Educação Patrimonial, Memória e Cidadania: A Experiência dos Professores de História da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes – PE. 44 p. il.2016. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Cultural) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio/Mast – vol. 4 nº.2 – 2011.
GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006
GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007.
HORTA, M. L.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básica de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
IBGE _ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/arraias.html> Acesso em 18 ago. 2020.
ICOM – Internacional Council of Museums – (2001). Estatuto aprovado pela 20ª Assembleia Geral. Espanha: julho de 2001. Disponível em: https://icom-portugal.org/2015/03/19/definicao-museu/ Acesso em 16 de nov. 2020.
IPHAN. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos, 2014.
MAGRIN, Virgínia. Museu de Arraias preserva a cultura do município e estado. UFT, Palmas, 20 de fev. 2020. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/26913-museu-de-arraias-preserva-a-cultura-do-municipio-e-estado>. Acesso em 09 set. 2020.
MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE ARRAIAS. Disponível em: <https://museuhistoricoeculturaldearraias.wordpress.com> Acesso em 16 out. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano e FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Ana Paula Rosa. As transformações do universo museal pelos paradigmas do conhecimento e o aprimoramento de sua função social a partir da Nova Museologia. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Versão Corrigida.
REGO, Amâncio Mauricio Xavier. Educação: concepções e modalidades. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, V. 6, N. 1, PP. 38 — 47, 2018
SANTOS, Thiago da Silva e GERMANO, Marcelo Gomes. A educação formal, informal e não formal e os museus de ciências. V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. 2015.
SENA, Regilene Batista de. Identificação da Oferta Turística e Análise do Potencial do Turismo Receptivo a partir dos Projetos de Extensão no Museu Histórico e Cultural de Arraias, Tocantins. 2018. 67 f. Relatório Técnico Científico - Universidade Federal do Tocantins, Arraias, Tocantins, 2018. Versão Corrigida.
SCIFONI, Simone. Desafios para uma nova Educação Patrimonial. Revista Teias, v. 18 • n. 48 (Jan.-Mar., 2017)
SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.