EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER CULTURAL: CONECTANDO SABERES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13660Palavras-chave:
Educação. Patrimônio. Lazer Cultural.Resumo
A Educação consiste em parte imprescindível da formação do indivíduo em toda a sua complexidade; é por meio dela que se vislumbram os caminhos da cidadania. Dessa maneira, o Projeto de Extensão ‘Educação, Patrimônio e Lazer Cultural: conectando saberes’ surgiu com o objetivo de trabalhar no aprimoramento do diálogo entre Universidade, Instituições Culturais e a comunidade em geral do município de Arraias e região, proporcionando ações que visam a conexão entre a Educação, o Patrimônio e o Lazer Cultural. O projeto atua por meio das redes sociais do MHCA e mais recentemente do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, desenvolvendo e compartilhando conteúdo de qualidade.
Referências
FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio, MAST – vol. 4 no 2, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2011.
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343. Acesso em 30/09/2021
RODRIGUES, Ana Paula Rosa. As transformações do universo museal pelos paradigmas do conhecimento e o aprimoramento de sua função social a partir da Nova Museologia. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Mudança Social e Participação Política) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Versão Corrigida.
RODRIGUES, Ana Paula Rosa; OLIVEIRA, Filipe Vieira de; JESUS, Valdirene Gomes dos Santos de. A importância dos projetos de extensão universitária para a educação patrimonial e o lazer cultural: o caso do museu histórico e cultural de Arraias – Tocantins. In: BETTINE, M.; IORGI, A. L. P (Orgs). Mudança Social e Participação Política II: Arte, Protesto e Cidadania.1. ed. São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2020. 220 p. Documento e-book.
SANTOS, Thiago da Silva; GERMANO, Marcelo Gomes. Educação formal, informal e não formal e os museus de ciências, 2015.