PROTAGONISMO ENTRE GERAÇÕES

Autores

  • Nathália Patrício Leão
  • Wainesten Camargo Silva
  • Rodrigo de Sousa Bazzoli
  • João Aparecido Bazzoli

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p53

Resumo

Em ação de extensão os jovens do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia propuseram atividade de revitalização do Centro Comunitário Viver com Alegria. Essa ação intergeracional que objetivou promover a melhoria da qualidade de vida de idosos no bairro do Jardim Aureny I/Palmas/Tocantins ao ser concluída provocou efetiva transformação social na comunidade. Foi realizada a revitalização de equipamento público essencial para os idosos, em razão da utilização deste espaço para os seus encontros semanais de dança regional/Forró, uma importante atividade de lazer e cultura. Para além disso, essa ação produziu um efeito simbólico no sentimento de pertencimento local. Sem embargo, o resultado transcendeu a revitalização física predial e urbanística. Tentou-se com a ação, fomentar a dignidade da pessoa humana, o desenvolvimento humano e a garantia dos direitos fundamentais; especialmente por propiciar um espaço de lazer e cultura em bairro periférico, com elevado índice de violência. Para realizar a ação de revitalização foi utilizada a metodologia de tecnologia social, a saber: audiência pública para identificar as demandas e as prioridades da comunidade, devido ao recurso finito; mutirão de serviços de pintura e reformas; parcerias para mão de obra e realização da festa marcando a reinauguração do espaço. Registrou-se, que a demanda comunitária foi atendida integralmente a partir da ação conjugada: escola e comunidade, com apoio do voluntariado e a disponibilização de recursos da iniciativa privada, demonstrando de maneira cabal, que por meio desta tecnologia social foi possível resolver a demanda local, transformando o Nós Propomos em Nós fazemos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gerações. Nós propomos. Comunidade. Protagonismo.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BAZZOLI, J.A., et al. A extensão universitária como indutora à cidadania: a experiência do “Nós propomos”. Palmas: EDUFT, 2017.

BAZZOLI, J.A. et al. Extensão e participação social: Nós Propomos! In: Geografia, educação e cidadania. (org.) Sergio Claudino et al. Lisboa: ZOE/IGOT, 2019. pp. 215-230

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

ALPHAVILLE, Fundação. Protagonismo para territórios resilientes. Relatório social 2018. Disponível em: <http://fundacaoalphaville.org.br/Projeto/ViewProjeto/46> acesso em 06 out 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva & Jeanne Sawaya. 4. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF:UNESCO, 2001.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

UFT. Documentário. Protagonismos entre geração. Produção: Aline Ferreira Caldeira de Oliveira; fotógrafo: Gilberto Cezar; câmera - áudio e edição: Jonathan dos Santos. Palmas: Fundação Alphaville, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dPhmwciRBAc&feature=youtu.be> acesso 06 out 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Patrício Leão , N. ., Camargo Silva , W. ., de Sousa Bazzoli , R. ., & Aparecido Bazzoli , J. . (2020). PROTAGONISMO ENTRE GERAÇÕES. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 53–65. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p53