PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO – PADU/PORTO NACIONAL 2018
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p143Resumo
A extensão universitária é considerada como um dos pilares da educação no Brasil, associando a formação profissional e humanística e também no ensejo da transformação social-político-cultural. O presente relato é fruto de uma ação realizada no Projeto de Extensão Programa de Acesso Democrático à Universidade e Apoio Pedagógico, vinculado à Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Porto Nacional, estado do Tocantins. A ação consiste no preparo de jovens para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que os professores ministrantes são acadêmicos de cursos superiores de licenciatura da instituição, no anseio de torna-los de frente e atuante na prática docente, aplicando àquilo que foi apreendido na academia. Diante disso, atuar no projeto de extensão, nos proporciona autoconfiança e conhecimento da prática docente, melhorando o nosso currículo e aumentando as chances para o mercado de trabalho, além de contribuir para desenvolvimento da comunidade, oportunizando a entrada no ensino superior.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Enem. Formação de Professores.
Referências
CONSEPE – UFT. Decreto nº 09, de 15 de Abril de 2015. Dispõe sobre a normatização dos Programas Institucionais: Programa de Acesso Democrático à Universidade (PADU) e Programa de Acesso Democrático de Indígenas e Quilombolas (PADIQ). Palmas, TO, Abril 2015.
NUNES, E.; PEREIRA, I.; PINHO, M. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação. Campinas, v. 22, n. 1, p. 165-177, mar. 2017.