COMPARTILHANDO SABERES DA PRÁTICA DOCENTE: O FOCO NA REDAÇÃO

Autores

  • Ricardo Ferreira de Sousa
  • Radamés Vieira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p133

Resumo

O presente relato de experiência versa-se acerca do trabalho desenvolvido para o Programa de Acesso Democrático à Universidade e Apoio Pedagógico ao longo do ano de 2018, projeto de extensão certificado pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, Tocantins. Aqui, evidenciamos um breve relato de experiência em torno da prática de ensino para o componente curricular de redação. Nosso objetivo é refletir e discutir acerca da importância da monitoria como espaço inicial de formação para a docência, considerando o processo de ensino-aprendizagem e de interação verbal. Nesse intuito, a monitoria é um programa que tem como foco principal, proporcionar que os alunos adquiram experiência na docência, uma vez que os monitores procedem diretamente na prática de ensino em sala de aula. Diante dessa hipótese, o trabalho com a produção textual como foco deste relato, deve ser realizado de forma cuidadosa pelo monitor, pois as estruturas linguístico-textuais nem sempre são assimiladas em tempo hábil pelos alunos, reflexo da pouca prática de leitura e escrita, que levam alguns alunos a cometerem erros ortográficos e gramaticais. Assim, o monitor vem colaborar com o desempenho do ensino e aprendizado - logo que um processo não garante o sucesso do outro -, mediando à comunicação entre os sujeitos envolvidos na disciplina.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Teoria e Prática. Experiência. Ensino. Prática Docente.

Referências

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In. GERALDI, J. W.; CITELLI, G. Aprender e ensinar com textos de alunos. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 1997.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: Instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, V. Mensal, 2006.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Ferreira de Sousa, R., & Vieira Nunes, R. . (2020). COMPARTILHANDO SABERES DA PRÁTICA DOCENTE: O FOCO NA REDAÇÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 133–142. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p133

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)