O DESAFIO DO ENSINO DO CIBERJORNALISMO FRENTE ÀS MÍDIAS MÓVEIS
Palavras-chave:
Ciberjornalismo, Formação, Educomunicação, ÉticaResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto das mídias móveis no ensino de ciberjornalismo sob o ponto de vista ético. Partimos de uma questão central: existem limites para o uso das novas tecnologias e dos meios de comunicação na cobertura jornalística, uma vez que o avanço tecnológico aponta para um mundo cada vez mais sem fronteiras? A partir daí, vamos discutir se o diálogo entre docência, meios de comunicação e novas tecnologias tem transformado as relações em sala de aula. Com base na experiência de Pellanda (2005), que vislumbra uma sociedade 100% conectada, onde a mobilidade da comunicação cria novas relações na cibercultura, pretendemos apontar os desafios para professores e alunos de jornalismo para o novo ambiente social que se descortina.
PALAVRAS-CHAVE: Ciberjornalismo. Formação. Educomunicação. Ética.
ABSTRACT
The purpose of this article is to reflect on the impact of mobile media in the teaching of cyberjournalism from the ethical point of view. We start from a central question: are there limits to the use of new technologies and the media in journalistic coverage, since the technological advance points to a world that is increasingly borderless? From there, we will discuss whether the dialogue between teaching, media and new technologies has transformed relationships in the classroom. Based on Pellanda's (2005) experience, which envisions a 100% connected society, where the mobility of communication creates new relationships in cyberculture, we intend to point out the challenges for teachers and students of journalism to the new social environment that unfolds.
KEYWORDS: Cyberjournalism. Education. Educommunication. Ethic.
RESUMEN
El objetivo de este artículo es reflexionar sobre el impacto de los medios móviles en la enseñanza del ciberperiodismo desde el punto de vista ético. Partimos de una cuestión central: ¿existen límites para el uso de las nuevas tecnologías y de los medios de comunicación en la cobertura periodística, ya que el avance tecnológico apunta a un mundo cada vez más sin fronteras? A partir de ahí, vamos a discutir si el diálogo entre docencia, medios de comunicación y nuevas tecnologías ha transformado las relaciones en el aula. Con base en la experiencia de Pellanda (2005), que vislumbra una sociedad 100% conectada, donde la movilidad de la comunicación crea nuevas relaciones en la cibercultura, pretendemos apuntar los desafíos para profesores y alumnos de periodismo para el nuevo ambiente social que se desvela.
PALABRAS CLAVE: Ciberperiodismo. Formación. Educomunicación. Ética.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 482, de 15 de Outubro de 2014. Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campo Grande: UFMS, 2014. Disponível em https://bse.ufms.br/ Acesso em 10/03/2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 27 de setembro de 2013. Brasília: Diário Oficial da União, 2013, seção 1, p.26.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação. 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf Acesso em 10/03/2017.
BRUNO, Fernanda. Tecnologias cognitivas e espaços do pensamento. In: Livro da XI Compós. 2002. Porto Alegre: Estudos de Comunicação Compós e Ed. Sulina, 2003, p. 193-217.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 188-201.
BUCKINGHAM, David. Precisamos realmente de educação para os meios? In: Comunicação & Educação. Ano XVII, n.2, julho/dez. 2012 p. 41-60.
HERSCOVITZ, Heloiza G. A internet e o futuro dos jornalistas. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. v. 26, n. 1, jan./jun. de 2003. São Paulo: Intercom, 2003, pp. 11-24.
HUERGO, Jorge. “Comunicación/Educación: itinerarios transversales”. In: VALDERRAMA, Carlos Eduardo. Comunicación-educación: coordenadas, abordajes y travesías. Bogotá: Universidad Central, 2000, p. 3-25.
JENKINS, Henry. Convergência e Conexão são o que impulsiona a mídia agora. Entrevista concedida a Priscila Kalinke e Anderson Rocha. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. V. 39, n. 1, jan/abr. 2016. São Paulo: Intercom, 2016, pp. 213-219.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LEVY, Pierre. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado da. (orgs). A genealogia do virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto Alegre, Sulina, 2008.
MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim. MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado da. (orgs). A genealogia do virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto Alegre, Sulina, 2008.
MARCONDES FILHO, Ciro. Por uma nova teoria da comunicação. In: PEREIRA, Carlos Alberto Messeder e NETO, Antonio Fausto (eds). Comunicação e cultura contemporâneas. Rio de Janeiro: Notrya / Compós, 1993, p. 20-31.
______ SuperCiber: A civilização místico-tecnológica do século 21. São Paulo: Ática Shopping, 1997.
MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.
MEDITSCH, Eduardo e FARACO, Mariana Bittencourt. O pensamento de Paulo Freire sobre jornalismo e mídia. In: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. v. 26, n. 1, jan./jun. de 2003. São Paulo: Intercom, 2003, pp 25-46.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
PASSARELLI, Brasilina at all (org.) e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.
PELLANDA, Eduardo. Internet móvel: novas relações na cibercultura derivadas da mobilidade na comunicação. Porto Alegre: Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, 2005.
RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da Cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SANTOS, Jair Ferreira dos. In: CAROS AMIGOS, edição especial, ano XI, nº 36, São Paulo, novembro de 2007.
SCOLARI, Carlos Alberto. A comunicação móvel está no centro dos processos de convergência cultural contemporâneos. Entrevista concedida a Alan César Belo Angeluci. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. V. 39, n. 2, maio/ago. 2016. São Paulo: Intercom, 2016, pp. 177-184.
SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. (no prelo)
______. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Portugal, Relógio d’Água, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.