FORMAÇÃO DOCENTE ONLINE: A INCLUSÃO SOCIODIGITAL PARA ALÉM DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Inclusão Sociodigital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa de doutoramento Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. O estudo teve como objetivo investigar as prováveis mudanças que uma formação docente online pode promover na literacia digital e inclusão sociodigital dos professores participantes. A revisão teórica da pesquisa partiu do pressuposto de que vivemos numa sociedade em rede interligada por computadores e internet (CASTELLS, 2003), mas que nem todos estão conectados, o que gera uma parcela considerável de excluídos e marginalizados digitalmente (ALVES, 2017). Os professores, entretanto, têm sido alvo de políticas públicas voltadas à inclusão digital. No entanto, existem controvérsias se estas formações realmente contribuem para a inclusão destes professores. Neste sentido, o texto apresenta conceitos teóricos sobre o binômio inclusão/exclusão e ainda os níveis de desigualdades que podem ocorrer em diferentes contextos. Assim, o artigo faz o recorte da citada tese no que diz respeito à apresentar os dados sobre o acesso às tecnologias dos professores de formação online participantes da pesquisa e a relação deste acesso com a inclusão sociodigital dos mesmos. O texto conclui apontando para a importância da formação docente voltada para a literacia digital visando a inclusão, integração e permanência dos professores na sociedade em rede.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores; Inclusão Sociodigital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

 

 

ABSTRACT

This article presents partial data of the PhD research Teacher training, Digital Literacy and Sociodigital Inclusion: Case study in distance course of the Federal University of Tocantins. The aim of the study was to investigate the probable changes that an online teacher education can promote in the digital literacy and sociodigital inclusion of the participating teachers. The theoretical review of the research was based on the assumption that we live in a networked society connected to computers and the internet (Castells, 2001), but not all of them are connected, which generates a considerable number of digitally excluded and marginalized individuals. Teachers, however, have been the target of public policies focused on digital inclusion. However, there are controversies as to whether these formations really contribute to the inclusion of these teachers. In this sense, the text presents a theoretical concept about the inclusion / exclusion binômio and also the levels of inequalities that can occur in different contexts. Thus, the article makes the cut of the aforementioned thesis regarding the presentation of the data about the access to the technologies of online training teachers participating in the research and the relation of this access with the sociodigital inclusion of the same. The text concludes by pointing to the importance of teacher education focused on digital literacy for the purpose of inclusion, integration and permanence of teachers in the network society.

 

KEYWORDS: Teacher training; Social Inclusions; Digital Information and Communication Technologies.

   

 

RESUMEN

Este artículo presenta datos parciales de la investigación de doctorado Formación de profesores, Alfabetización digital e Inclusión Sociodigital: Estudio de caso en curso a distancia de la Universidad Federal de Tocantins. El estudio tuvo como objetivo investigar los probables cambios que una formación docente en línea puede promover en la alfabetización digital e inclusión sociodigital de los profesores participantes. La revisión teórica de la investigación partió del supuesto de que vivimos en una sociedad en red interconectada por computadoras e internet (Castells, 2001), pero que no todos están conectados, lo que genera una parte considerable de excluidos y marginados digitalmente (Alves, 2017). Los profesores, sin embargo, han sido objeto de políticas públicas orientadas a la inclusión digital. Sin embargo, existen controversias si estas formaciones realmente contribuyen a la inclusión de estos profesores. En este sentido, el texto presenta concepto teórico sobre el bimonio inclusión / exclusión y aún los niveles de desigualdades que pueden ocurrir en diferentes contextos. Así, el artículo hace el recorte de la citada tesis en lo que se refiere a presentar los datos sobre el acceso a las tecnologías de los profesores de formación online participantes de la investigación y la relación de este acceso con la inclusión sociodigital de los mismos. El texto concluye apuntando a la importancia de la formación docente orientada a la alfabetización digital para la inclusión, integración y permanencia de los profesores en la sociedad en red. 

PALABRAS CLAVE: Formacíon de profesores; Inclusíon Sociodigital; Tecnologías Digitales de Información y Comunicación.

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Biografia do Autor

Elaine Jesus Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Educação (Universidade do Minho) Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, atua como Pedagoga na Universidade Federal do Tocantins.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação e professor catedrático da Universidade do Minho.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Alves, E. J., & Silva, B. D. da. (2017). FORMAÇÃO DOCENTE ONLINE: A INCLUSÃO SOCIODIGITAL PARA ALÉM DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 242–262. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3971