QUANDO O RUÍDO SUPERA A MENSAGEM: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA TRANSMÍDIA E DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NO UNIVERSO DE LOST

Autores

  • Alexandre Kirst de Souza Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rafael Eisinger Guimarães Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Lost, narrativa transmídia, cultura da convergência, teoria da comunicação, teoria da narrativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias narrativas e comunicacionais que possibilitaram à série televisiva Lost instigar o público a elaborar conteúdo espontâneo para seu universo ficcional. Para tanto, elucidaremos os elementos da narrativa, verificando de que forma estes são empregados a fim de criar e manter os mistérios em um enredo. Além disso, estudaremos os conceitos de multimídia, de Manuel Castells, e de convergência, de Henry Jenkins, colocando-os em diálogo com as reflexões de Roman Jakobson e Wolfgang Iser, a fim de demonstrar como os vazios de sentido – tomados aqui como equivalentes ao ruído no processo de comunicação – podem configurar um elemento positivo e enriquecedor da própria mensagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Lost; narrativa transmídia; cultura da convergência; teoria da comuni-cação; teoria da narrativa.

 

 

ABSTRACT

The present article aims to analyze how narrative and communication strategies that enabled the television series Lost instigate the public to elaborate spontaneous content for the fictional universe. To do so, we will elucidate the elements of the narrative, verifying how they are employed in order to create and keep the mysteries in a plot. In addition, we will study concepts of multimedia, from Manuel Castells, and of convergence, from Henry Jenkins, putting them into dialogue with the reflections of Roman Jakobson and Wolfgang Iser, in order to demonstrate how the voids of meaning – taken here as equivalent to noise in the communication process – can configure a positive and enriching element of the message itself.

 

KEYWORDS: Lost; transmedia narrative; convergence culture; communication theory; narrative theory.

 

 

RESUMEN

El presente artículo tiene como objetivo analizar las estrategias narrativas y comunica-cionales que hicieron posible a la serie televisiva Lost instigar al público a elaborar con-tenido espontáneo para su universo ficcional. Para ello, intentaremos elucidar los ele-mentos de la narrativa, verificando de qué forma ellos se emplean a fin de crear y man-tener los misterios en una trama. Además, estudiamos los conceptos de multimedia, de Manuel Castells, y de convergencia, de Henry Jenkins, poniéndolos en diálogo con las reflexiones de Roman Jakobson y Wolfgang Iser, a fin de demostrar cómo los vacíos de sentido - tomados aquí como equivalentes al ruido en el proceso de comunicación - pueden configurar un elemento positivo y enriquecedor del propio mensaje.

 

PALABRAS CLAVE: Lost; narrativa transmedia; cultura de la convergencia; teoría de la comunicación; teoría de la narrativa.

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Biografia do Autor

Alexandre Kirst de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Aluno especial do PPG em Letras da UNISC. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNISC. E-mail: alexandrekirst@outlook.com. 

Rafael Eisinger Guimarães, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Literatura Comparada pela UFRGS. Professor do PPG em Letras e do Departamento de Letras da UNISC. E-mail: guimaraes@unisc.br

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Kirst de Souza, A., & Guimarães, R. E. (2017). QUANDO O RUÍDO SUPERA A MENSAGEM: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA TRANSMÍDIA E DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NO UNIVERSO DE LOST. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 76–96. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3935