CONCEPÇÕES DO JORNALISMO TRANSMÍDIA – EM BUSCA DE UM CONCEITO

Autores

  • Elaide Martins Universidade Federal do Pará
  • Glenda Suelem Magno Duarte Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p56

Palavras-chave:

Jornalismo transmídia, narrativa, comunicação, linguagem e estratégia

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o conceito de jornalismo transmídia a partir das seguintes vertentes: narrativa, linguagem e estratégia, partindo-se de pesquisadores que adotam o termo jornalismo transmídia, como Ford (2007), Moloney (2011), Martins (2012, 2015), Canavilhas (2013), Tárcia (2013), Martins, Castro e Fecury Vinagre (2017, 2018), dentre outros. A escolha metodológica é de caráter qualitativo por meio de revisão bibliográfica e análise de dois produtos jornalísticos autodenominados transmidiáticos: o Especial Transmídia do Portal “O Dia”, do Piauí; e o “Projeto 100”, da Agência Pública. Os principais resultados apontam para a compreensão do conceito a partir das regularidades presentes nessas distintas concepções, a fim de elucidar esse novo modo de jornalismo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo transmídia; narrativa, linguagem e estratégia; “O Dia”; “Projeto 100”.

 

ABSTRACT

The objective of this work is to understand the concept of transmedia journalism from the following aspects: narrative, language and strategy, starting from researchers who adopt the term transmedia journalism, such as Ford (2007), Moloney (2011), Martins (2012, 2015), Canavilhas (2013), Tárcia (2013), Martins, Castro and Fecury Vinagre (2017, 2018), among others. The methodological choice is qualitative in nature through a literature review and analysis of two self-styled transmedia journalistic products: the Transmedia Special of the Portal "O Dia", from Piauí; and the "Project 100", from the Public Agency. The main results point to the understanding of the concept from the regularities present in these different conceptions, in order to elucidate this new mode of journalism.  

KEYWORDS: Transmedia journalism; narrative, language and strategy; "The Day"; "Project 100".

 

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es entender el concepto de periodismo transmedia desde los siguientes aspectos: narrativa, lenguaje y estrategia, a partir de investigadores que adoptan el término periodismo transmedia, como Ford (2007), Moloney (2011), Martins (2012, 2015), Canavilhas (2013), Tárcia (2013), Martins, Castro y Fecury Vinagre (2017, 2018), entre otros. La elección metodológica es de carácter cualitativo a través de la revisión de la literatura y el análisis de dos productos periodísticos autodenominados transmedia: el Especial Transmedia del Portal "O Dia", de Piauí; y el "Proyecto 100", de la Agencia Pública. Los principales resultados apuntan a la comprensión del concepto a partir de las regularidades presentes en estas diferentes concepciones, con el fin de dilucidar esta nueva forma de periodismo.  

PALABRAS CLAVE: Periodismo transmedia; narrativa, lenguaje y estrategia; "El Día"; "Proyecto 100". 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Martins, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências: Desenv. Socioambiental (Naea/UFPA), mestre em Comunicação Social (Umesp) e graduada em Jornalismo (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação ‘Comunicação, Cultura e Amazônia’ e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação-InovaCom/UFPA e a Rede JorTec/SBPJor.  E-mail: elaide@ufpa.br

Glenda Suelem Magno Duarte, Universidade Federal do Pará

Bolsista CNPq em Iniciação Científica, graduanda concluinte em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação-InovaCom/UFPA. E-mail: glenda.duarte1204@gmail.com

Referências

AGÊNCIA PÚBLICA. Sobre. 100, Rio de Janeiro, 20 de julho de 2016. Disponível em: https://apublica.org/100/?page_id=161 Acesso em: 17 set. 2017.

ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Brazilian Journalism Research. SBPJor, Brasília, v. 8, n.1, 2012.

CANAVILHAS, J. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research, SBPJor, Brasília, v.8, n.1, 2012.

CANAVILHAS, João. Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático. In: Denis Renó, Carolina Campalans, Sandra Ruiz e Vicente Gosciola. Periodismo Transmedia: miradas múltiples. Bogotá: Edit. Universidad del Rosario, 2013, pp. 53-68.

FELIZARDO, Nayara. Em área de risco, famílias lutam por moradia e temem as chuvas. Portal O Dia, Piauí, 07 jan., 2018. Disponível: https://www.portalodia.com/noticias/teresina/em-area-de-risco,-familias-lutam-por-moradia-e-temem-as-chuvas-311906.html. Acesso em 19 de maio de 2018.

GAMBARATTO, Renira R; TÁRCIA, Lorena P. Transmedia Strategies Journalism - An analytical model for the news coverage of planned events. Journalism Studies. v.18, n.11, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/1461670X.2015.1127769> Acesso em: 12 abr. 2018.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009a.

JENKINS, Henry. The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday). Confessions of an Aca-Fan, 2009b. Disponível em: <http://henryjenkins.org/blog/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html>Acesso em: 30 mar. 2016.

JENKINS, Henry. Revenge of the Origami Unicorn: The Remaining Four Principles of Transmedia Storytelling. Confessions of an Aca-Fan, 2009c. Disponível em: <http://henryjenkins.org/blog/2009/12/revenge_of_the_origami_unicorn.html> Acesso em: 30 mar. 2016.

Longui, Raquel; MARTINS, Elaide. Narrtivas digitais webjornalísticas: transmídia, intermídia e convergência. In: BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo et al. (Org.). Pensar em Rede – pesquisa aplicada em jornalismo e tecnologias digitais. Macapá: UNIFAP, 2017.

LOZANO, Olga Lúcia. 100 HISTÓRIAS. 100 REMOÇÕES: 100 casas destruídas pelos jogos olímpicos de 2016. Agência Pública, São Paulo, 2016. Disponível em <https://apublica.org/100>. Acesso: 17 dez. 2017.

MARTINS, Elaide. Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel. Brazilian Journalism Research. SBPJor, Brasília, v. 8, n. 2, 2012.

MARTINS, Elaide. Convergência e Narrativa Transmídia no Jornalismo: transformações nas práticas e no perfil dos profissionais. Brazilian Journalism Research. SBPJor, Brasília, v.11, n. 2, 2015.

MARTINS, Elaide; CASTRO, Mariana; FECURY VINAGRE, Isabelle. Jornalismo transmídia: características e concepções. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO, 8, 2017. Anais... Campo Grande-MGS, UFMS, 2017. Disponível em <https://doity.com.br/ciberjor8> Acesso em 20 de dez. 2017.

MARTINS, Elaide; CASTRO, Mariana; FECURY, Isabelle. Transmídia e Redes Sociais: aspectos da inovação no telejornalismo. Revista Observatório. Universidade Federal do Tocantins (UFT), v. 4, n. 3, 2018.

MARTINS, E.; ROCHA, W. R. S. DA. Características da transmídia no jornalismo: regularidades em produtos multiplataforma. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 3, n. 1, p. 213-234, 16 jan. 2019.

MASSAROLO, J.; MESQUITA, D. CENTROS TRANSMÍDIA E STARTUP AUDIOVISUAL. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 181-206, 1 maio 2017.

MIGUEL, K. G.; MACHADO, M. F. JORNALISMO E AFETOS NA EXPERIÊNCIA TRANSMÍDIA DO MOVIMENTO AMBIENTAL. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 280-308, 1 jul. 2019.

MOTTA, Luiz G. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora UNB, 2013.

RENÓ, Denis e FLORES, Miguel. Periodismo transmedia. Madri: Editorial Frágua, 2012.

ROST, Alejandro, BERNARDI, Maria T., BERGERO, Fabian (Org.). Periodismo transmedia: la narración distribuida de la noticia. Neuquén: Publifadecs, 2016.

SANTI, V. J.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; COLFERAI, S. A.; CUNHA, E. M. DA. Jornalismo transmídia na Amazônia. Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 2, n. 1, p. 12-17, 2 jan. 2018.

SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLARO, Lieza. Hábitos de lectura y participación de usuarios patagónicos. In: ROST, Alejandro, BERNARDI, Maria T., BERGERO, Fabian (Org.). Periodismo transmedia: la narración distribuida de La noticia. Neuquén Publifadecs, 2016.

TÁRCIA, Lorena. O jornalismo transmídia em versão original. Observatório da impressa, ed. 735, 26 fev. 2013. Disponível em <http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos- desfeitas/_ed735_ojornalismo_transmidia_em_versao_original> Acesso em: 24 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Martins, E. ., & Duarte, G. S. M. (2019). CONCEPÇÕES DO JORNALISMO TRANSMÍDIA – EM BUSCA DE UM CONCEITO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(3), 56–75. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p56

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático