CULTURA E TELEVISÃO: NOTAS SOBREA INFLUENCIA DA MÍDIA TELEVISIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p80

Resumo

O tema central desse estudo diz respeito sobre a mídia e seu poder influenciador. É fato que a mídia exerce significativa influência na sociedade, impondo regras e moldando opiniões. A verdade  que ela hoje desempenha um importante papel informativo e social, influenciando diretamente a opinião de qualquer indivíduo, alfabetizado ou não, causando forte impacto em vários aspectos da vida social. Diante disso, discute-se sobre esse poder de influencia que a mídia possui. Para limitar a sua atuação, nessa pesquisa será analisada o seu poder por meio da televisão. Assim, analisa-se a mídia televisiva e seu impacto. No entanto, para melhor discussão dessa temática, apresenta-se a influência que a mídia televisiva possui para a área da Cultura. Frente a isso, o objetivo desse estudo é discorrer sobre de que modo a mídia televisiva influencia a cultura brasileira e comportamento das pessoas.  Além disso, vamos conversar esses temas aos capítulos de Barbeiro, onde fala exatamente sobre essa temática.

 

Palavras-chave: Mídia, Televisão, Influência.

 

RESUME

The central theme of this study concerns the media and its influencing power. It is a fact that the media has a significant influence on society, imposing rules and shaping opinions. The truth that it today plays an important informative and social role, directly influencing the opinion of any individual, literate or not, causing a strong impact on various aspects of social life. Therefore, it is discussed about this power of influence that the media has. To limit its performance, this research will analyze its power through television. Thus, the television media and its impact are analyzed. However, for a better discussion of this theme, the influence that the television media has for the area of ​​Culture is presented. Given this, the objective of this study is to discuss how the television media influences Brazilian culture and people's behavior.In addition, we will discuss these topics in the chapters of Barbeiro, where he talks about exactly this theme.

 

Keywords: Media, Television, Influence.

 

RESUMEN

El tema central de este estudio se refiere a los medios y su poder de influencia. Es un hecho que los medios tienen una influencia significativa en la sociedad, imponen reglas y dan forma a las opiniones. La verdad de que hoy desempeña un importante papel informativo y social, influyendo directamente en la opinión de cualquier individuo, alfabetizado o no, causando un fuerte impacto en varios aspectos de la vida social. Por lo tanto, se discute sobre este poder de influencia que tienen los medios. Para limitar su rendimiento, esta investigación analizará su poder a través de la televisión. Así, se analizan los medios de televisión y su impacto. Sin embargo, para una mejor discusión de este tema, se presenta la influencia que los medios de televisión tienen para el área de Cultura. Ante esto, el objetivo de este estudio es discutir cómo los medios de televisión influyen en la cultura brasileña y el comportamiento de las personas.Además, discutiremos estos temas en los capítulos de Barbeiro, donde habla exactamente sobre este tema.

 

Palabras clave: medios, televisión, influencia.

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Biografia do Autor

Clifton Morais Correia, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: cliftonmorais@hotmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Correia, C. M. ., & Porto Junior, F. G. R. (2020). CULTURA E TELEVISÃO: NOTAS SOBREA INFLUENCIA DA MÍDIA TELEVISIVA. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(2), 80–101. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p80

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