DA GUERRA JUSTA AO IMPÉRIO CRISTÃO: JUAN GINÉS DE SEPÚLVEDA, BARTOLOMÉ DE LAS CASAS E A TEOLOGIA POLÍTICA

Autores

  • Gabriel Cardoso Bom Universidade de São Paulo
  • Wedster Felipe Martins Sabino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Guerra Justa, Controvérsia de Valladolid, Teologia Política

Resumo

No século XVI, o processo de conquista levou os espanhóis a se consolidarem como os primeiros europeus a ocuparem a América. O período entre 1535 e 1551, ou seja, da instituição do primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza, até a chamada “controvérsia de Valladolid” compreende uma série de episódios que demonstram a disputa interna entre articuladores de projetos políticos distintos dentro da Corte Hispânica. Neste sentido, temos como objetivo propor uma nova forma de re-inserir o debate sobre a “guerra justa” em Bartolomé de Las Casas e em Juan Ginés de Sepúlveda dentro de uma problemática contextual própria desse período, que é a da mundialização do conceito cristão de império – e o papel que certas categorias políticas e religiosas teriam nesse processo. Para isso, nossa proposta consiste em realizar a análise histórico-religiosa da categoria de “guerra justa” no debate de Valladolid, a partir de dois referenciais teóricos: a problemática da “teologia política” e as classificações propostas por Merio Scattola (2009) para o tema no século XVI, e a análise comparativa e diferencial proposta por Nicola Gasbarro (2006, 2011, 2014) para o problema histórico do encontro cultural, desenvolvida também por Cristina Pompa (2006) e Adone Agnolin (2013, 2014, 2015, 2017).

Biografia do Autor

Gabriel Cardoso Bom, Universidade de São Paulo

Mestrando em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bacharel e Licenciado em História também pela FFLCH-USP; especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Luís. Professor no ensino básico da rede particular em São Paulo e em Santos (SP). Tem como principais interesses de pesquisa História da América Colonial, com foco nas missões do século XVI, História das Religiões, História da Historiogafia, Renascimento Cultural e História Moderna. Membro do LABORINDIO - Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Indígena nas Américas. Divulgador científico no site e podcast GizCast, do Portal Desaprender (https://desaprender.com.br/gizcast/).

Wedster Felipe Martins Sabino, Universidade de São Paulo

Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista de iniciação cientifica do CNPq e de iniciação à docência da CAPES. Tem interesse por História do Brasil e da América Latina nos séculos XIX e XX, desenvolve pesquisas e ações de ensino e extensão nas áreas de História Social e História das Religiões, com destaque para as temáticas: história do protestantismo e suas dinâmicas de trânsito cultural e material; religiões, poder e sociabilidades na atuação de grupos protestantes, pentecostais e neopentecostais; missões, cultura e sociedade na amazônia; história das populações indígenas e relações interculturais na Amazônia; história social da amazônia; ensino de história, educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

Cardoso Bom, G., & Felipe Martins Sabino, W. (2021). DA GUERRA JUSTA AO IMPÉRIO CRISTÃO: JUAN GINÉS DE SEPÚLVEDA, BARTOLOMÉ DE LAS CASAS E A TEOLOGIA POLÍTICA. REVISTA ANTÍGONA, 1(1), 27–64. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/antigona/article/view/11117