A ANÁLISE DE UMA POLÊMICA EM AMBIENTE DIGITAL
SUBJETIVIDADE, DISCURSO E A DIMENSÃO ALGORÍTMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21523Palavras-chave:
moda nacional, polêmica, subjetividade, discurso digital, dimensão algorítmicaResumo
O artigo analisa uma polêmica recente na rede social X (antigo Twitter) sobre os uniformes da delegação brasileira para as Olimpíadas de Paris (2024). O debate é situado no cruzamento do discurso em ambientes digitais com questões históricas sobre a identidade nacional brasileira na moda. Para as análises, mobilizaram-se os conceitos de sistema de restrições semânticas e interincompreensão, forjados no bojo da proposta de uma semântica global de Maingueneau ([1984]2005). A polêmica em tela, confrontada com dados situados em outro momento histórico, permite contrastar e “medir”, de certa forma, o impacto da técnica algorítmica. Tal técnica, ao coletar e hierarquizar informações, subjetiva usuários e molda os debates online. Em plataformas como o X (e também o Facebook), é possível defender que há um estímulo da polarização e mesmo da agressividade, criando “bolhas” que reforçam a identificação com comunidades discursivas bastante herméticas e reativas. Estudar processos de subjetivação na contemporaneidade devem considerar os impactos do digital, uma vez que é nesses ambientes que as subjetividades contemporâneas vêm sendo produzidas.
Referências
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