A ANÁLISE DE UMA POLÊMICA EM AMBIENTE DIGITAL

SUBJETIVIDADE, DISCURSO E A DIMENSÃO ALGORÍTMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21523

Palavras-chave:

moda nacional, polêmica, subjetividade, discurso digital, dimensão algorítmica

Resumo

O artigo analisa uma polêmica recente na rede social X (antigo Twitter) sobre os uniformes da delegação brasileira para as Olimpíadas de Paris (2024). O debate é situado no cruzamento do discurso em ambientes digitais com questões históricas sobre a identidade nacional brasileira na moda. Para as análises, mobilizaram-se os conceitos de sistema de restrições semânticas e interincompreensão, forjados no bojo da proposta de uma semântica global de Maingueneau ([1984]2005). A polêmica em tela, confrontada com dados situados em outro momento histórico, permite contrastar e “medir”, de certa forma, o impacto da técnica algorítmica. Tal técnica, ao coletar e hierarquizar informações, subjetiva usuários e molda os debates online. Em plataformas como o X (e também o Facebook), é possível defender que há um estímulo da polarização e mesmo da agressividade, criando “bolhas” que reforçam a identificação com comunidades discursivas bastante herméticas e reativas. Estudar processos de subjetivação na contemporaneidade devem considerar os impactos do digital, uma vez que é nesses ambientes que as subjetividades contemporâneas vêm sendo produzidas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vilela-Ardenghi, UFMT

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL-UFMT). Atua principalmente nas sub-áreas de Análise do Discurso e de Ensino de Língua Portuguesa. É membro do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise), com sede na Unicamp, e do Círculo de Estudos do Discurso (CED), com sede na UFU. Juntamente com o professor Lucas Martins Gama Khalil (UNIR), lidera o grupo de pesquisa NEADE (Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Ethos), com sede na Universidade Federal de Rondônia. 

Referências

AUTOR

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Publicado

2025-05-17

Como Citar

VILELA-ARDENGHI, Ana Carolina. A ANÁLISE DE UMA POLÊMICA EM AMBIENTE DIGITAL: SUBJETIVIDADE, DISCURSO E A DIMENSÃO ALGORÍTMICA. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. Especial, p. 85–104, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21523. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21523. Acesso em: 5 dez. 2025.