DISCURSO, MEMÓRIA E (DES) IDENTIFICAÇÕES FORA DA REDE
UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO PARA O ENSINO DE LINGUA INGLESA NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DA CIDADE DE CAMETÁ-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20411Palavras-chave:
Livro didático, Amazônia, Análise do discursoResumo
Este trabalho investigou o impacto dos livros didáticos nas escolas de regiões ribeirinhas, analisando como esses materiais influenciam a construção da memória coletiva dos povos tradicionais do Brasil, como ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Reconheceu-se que, embora os livros didáticos sejam ferramentas cruciais para a educação, frequentemente perpetuam representações equivocadas e eurocêntricas dessas comunidades. Nesse sentido, este estudo propôs uma análise crítica dos conteúdos e imagens presentes nos livros didáticos de Língua Inglesa usados em Cametá, no Pará, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e precisa, que valorize a diversidade cultural e respeite as identidades dos alunos. Do ponto de vista do teórico metodológico articulamos as categorias de cultura, educação e identidade numa perspectiva da interdisciplinaridade com a Análise do Discurso e Pedagogia Crítica. As principais fontes de pesquisa foram os Livros Didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental utilizados nas escolas ribeirinhas do município de Cametá, no Pará, no período de 2020 a 2023. Além disso, foram considerados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a lei 11.645/08 e realizadas pesquisa de campo através da aplicação de questionários com perguntas abertas com os professores de Língua Cultura Inglesa. Nesse ínterim, utilizando a Análise do Discurso, esta pesquisa demonstrou como os livros didáticos podem reforçar estruturas de poder dominantes, mas também identificou a necessidade de promover uma educação mais justa e que respeite as realidades culturais dos povos tradicionais da Amazônia Tocantina.
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