Entrevista com a professora Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v29i3.18047

Palavras-chave:

Entrevista, Semiótica, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista

Resumo

Nesta entrevista, dialogamos com a Profa. Dra. Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, do PPGL/ UFPB que nos fala de sua atuação nas áreas de Semiótica das Culturas e Literatura Popular.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- Nível 2. Concluiu o doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela USP. É Pós doutora em Semiótica das Culturas pelo Institut Nationale des Langues Orientales INALCO - Paris; em Semântica Proxêmica pela Universitè Paris VIII - Saint Dennis e em Semiótica pela Universidade Federal da Bahia. Possui Mestrado e Especialização em Língua Portuguesa pela UFPB onde atua no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e no Programa de Pós graduação em Letras, ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa (na graduação), História do Pensamento Semiótico, Sociossemiótica, Semiótica e Literatura Popular (na pós graduação). Coordena o Programa de Pesquisa em Literatura Popular - PPLP da UFPB. Era responsável pela editoração e organização da revista internacional Acta Semiotica et Lingvistica (UFPB). Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados nas áreas de Literatura Popular (romanceiro e cancioneiro), Sociossemiótica, Enunciação e Semiótica das Culturas. Atua na área de Linguística e Letras, com ênfase em Teorias e análises linguísticas e Literatura Popular. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens, sendo um deles pela Academia Brasileira de Letras (1988) pelo trabalho A tradição ibérica no romanceiro paraibano. Organizou 6 eventos científicos nacionais. É presidente da Sociedade Brasileira de Professores de Linguística-SBPL e coordenadora pedagógica do acordo de cooperação acadêmica, celebrado entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

SOARES, Thiago Barbosa; BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. Entrevista com a professora Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 136–145, 2023. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v29i3.18047. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/18047. Acesso em: 10 maio. 2024.