OS ESTUDOS DIALETOLÓGICOS EM RORAIMA

UMA MOSTRA DA DITONGAÇÃO NA FALA DOS BOA-VISTENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v30i1.19334

Palavras-chave:

Dialetologia; Ditongação, Boa Vista-RR.

Resumo

Roraima é ambiente propício para pesquisas sociolinguísticas dadas as condições geográficas e sociais do estado. Apesar de alguns estudos dialetológicos já realizados, o estado ainda carece de pesquisas precisas sobre suas características dialetológicas. É nesse intuito que este trabalho se apresenta como o resultado de uma pesquisa diatópica sobre a ditongação de vogais diante de /S/ na capital Boa Vista. Os dados foram obtidos através da aplicação do questionário fonético-fonológico (QFF) com entrevistas gravadas e depois transcritas conforme modelo adotados pelo Atlas Linguístico do Brasil – ALiB. (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001) As discussões teóricas são baseadas em Aragão (2014) Rocha, Silva e Neves (2015), Lucchesi e Ribeiro (2009) Razky e Farias (2012), entre outros. Os resultados das análises realizadas apontam que o processo de ditongação teve grande recorrência entre os sujeitos pesquisados, caracterizando-se como fenômeno comum do falar boa-vistense, corroborando assim com a pesquisa realizada por Sanches e Pereira (2020) no Amapá.

Biografia do Autor

Luzineth Rodrigues Martins, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2012), mestrado em Ciência da Educação Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001), Especialização em Psicopedagogia Universidade Federal do Rio de Janeiro, (2000) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima (1996) É professora aposentada da Educação Básica, Técnico e Tecnológica e professora da Universidade Federal de Roraima desde 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos temas: sociolinguística e dialetologia, prática docente e formação de professor. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima NEPSol-RR. É Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Roraima

Elecy Rodrigues Martins, Universidade Estadual de Roraima

Professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima(UERR). Professora do Ensino Básico da Secretaria de Educação do Estado de Roraima (SEED); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa- UNESP/FCLAr-Araraquara e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UFRR na área da Sociolinguística Educacional. Graduada em Letras e especialista em Ensino/Aprendizagem de Línguas e Literatura pela UFRR .Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas De Roraima (NEPSol-RR). Tem experiência profissional em ensino de Língua Portuguesa no ensino básico e em docência no ensino superior nas áreas de Sociolinguística, com ênfase em formação de professor e práticas de ensino de Língua Portuguesa.

Maria do Socorrro Melo Araújo, Universidade Federal de Roraima

Professora do Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É professora emérita, aposentada (2023) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Araraquara; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR); Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduada em Letras, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Experiência no ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica e docência na formação de professor, principalmente no curso de Letras. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de Línguas Indígenas Brasileiras, do CNPq (LINBRA/UNESP); Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima (NEPSol-UFRR); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fronteiras e Narrativas de Resistência de/sobre Sociedades Amazônicas (TEPUY/UERR); Português como Língua Adicional em Roraima (UERR). Os estudos de Mestrado e Doutorado são dialetológicos sobre Toponímia Indígena de Roraima. Especialmente tem interesse em pesquisa nos temas: Sociolinguística, Lexicologia, Dialetologia, Onomástica, Ensino de línguas, Educação indígena.

Referências

Referência

ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Ditongação e monotongação nas capitais brasileiras. In XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. João Pessoa - Paraíba, Brasil. ALFAL 2014. #2089.

ARAUJO, M. S. M; MOTA, Fabricio; CRUZ, Odileiz. Um olhar dialetológico sobre Roraima: variações na cidade de Pacaraima. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Um olhar dialetológico sobre Roraima: variações na cidade de Pacaraima. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 1817-1828.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/boa-vista/historico. Acesso em 15 de março de 2024.

COMITE NACIONAL DO PROJETO ALIB. Atlas Linguístico do Brasil: questionários. Londrina: UEL, 2001.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINS et al. Mapeamento geolinguístico da fala do boa-vistense. Boa Vista, Roraima. Universidade de Roraima 2022.

MARTINS et al. Quem és tu, Roraima? Caminho para a construção do Atlas Linguístico de Roraima. Boa Vista, Roraima. Universidade de Roraima 2020

MOTA, J; SILVA, A. O vertical e o horizontal no português falado nas capitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil: a ditongação diante de /S/. In: CARDOSO, S; MOTA, J; PAIM, M. (Org.) Documento 3: Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Salvador, Vento Leste: Universidade do Estado do Federal da Bahia/Instituto de Letras, 2012. p. 117-135.

CARDOSO, S.A. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROCHA, M; SILVA, A; NEVES, F. Uma análise sobre a ditongação das vogais tônicas finais seguidas de /S/. Revista Digital. Buenos Aires. 2015. p. 2-3.

SANCHES, R; PEREIRA, Andreina Nunes. Ditongação de vogais diante de /S/ no português falado no Amapá. In Revista Porto das Letras, Vol. 06, Nº 01. Estudos em variação linguística: teoria, métodos e descrição de variedades brasileiras. 2020.

Santos, 2012

SANTOS, Alessandra de Souza. Multilinguismo em Bonfim/RR: o ensino de Língua Portuguesa no contexto da diversidade linguística. Universidade de Brasília. Instituto de Letras. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Tese de Doutorado, 2012.

SILVA, A. Ditongação diante de em áreas baianas: Sudoeste e Centro-sul. Rev. Digital: A cor das Letras. 2018, n. Especial, v.19. p. 95-96.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Luzineth; RODRIGUES MARTINS, Elecy; MELO ARAÚJO, Maria do Socorrro. OS ESTUDOS DIALETOLÓGICOS EM RORAIMA: UMA MOSTRA DA DITONGAÇÃO NA FALA DOS BOA-VISTENSES. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 78–94, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v30i1.19334. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/19334. Acesso em: 30 out. 2024.