SABERES COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO

Autores

  • JOSE MAFRA UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12852

Palavras-chave:

Educação etnomatemática, Práticas socioculturais, Saber, Conhecimento, Tradições

Resumo

Este trabalho fornece uma discussão relacionada ao desenvolvimento de práticas educacionais articuladas com saberes tradicionais e conhecimentos produzidos, a partir da produção de cuias decoradas e incisas, por mulheres artesãs, região de Aritapera, estado do Pará. Possui pressupostos associados a uma pesquisas de campo etnográfica, em estreito vinculo de uma abordagem participante, pois contou com um planejamento conjunto de atividades locais, com professores da região, para implementação posterior, em sala de aula. Com essa investigação, espera-se contribuir para o campo de pesquisa em etnomatemática, ao trazer reflexões empíricas visando a efetivação de fontes de produção de conhecimentos, através de  prática curriculares locais e de boas práticas educacionais, que sirvam de interlocução para o ensino.

Referências

ABREU JR., Laerte. Conhecimento transdisciplinar: o cenário epistemológico da

complexidade. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

ALMEIDA Alfredo Wagner. (Coord.) Nova Cartografia Social da Amazônia: arte na cuia:

experiência tradicional de saber fazer / Equipe de pesquisa e organização do conteúdo, Judith

Costa Vieira... [et al.]. 12 p.: il. color. Manaus: UEA Edições, 2013. (Cultura e resistência no

Oeste do Pará).

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade e cosmologias da tradição. Belém:

EDUEPA; Natal: UFRN/PPGCS, 2001.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição.

ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma

introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e

Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, Edgard de Assis. Saberes culturais e educação do futuro. In: MATOS, Cauê.

(Org.) Ciência e arte: imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira Margem, 2003.

CARVALHO, Luciana Gonçalves. Cuias de Santarém. Rio de Janeiro: FUNARTE, CNFCP,

CARVALHO Luciana Gonçalves (Org.) O artesanato de cuias em perspectiva – Santarém.

Textos de Luciana Gonçalves de Carvalho, Luciana Alemi Gennari, Elizabeth Ferreira da

Silva e Patrícia Pereira Peralta. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2011.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Espaços transculturais e transdisciplinares na educação. In:

MATOS, C. (Org.). Ciência e arte: imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira Margem,

DOMITE, Maria do Carmo Santos. Notas sobre a formação de professores e professoras

numa perspectiva da etnomatemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA. 1., 2000, [S. l.]. Anais..., [S. l.]: [s. n.], 2000.

FANTINATO Maria Cecilia; MAFRA, José Ricardo. Techniques and learning process of

craftswomen in Brazil. In: Ethnomathematics and its Diverse Approaches for Mathematics

Education. ROSA M. Et al. (Eds.) Switzerland, Hamburg/Germany: Springer International

Publishing. 2017. (ICME-13 Monographs)

FRANÇOIS, Karen; MAFRA, José Ricardo; FANTINATO Maria Cecilia;

VANDENDRIESSCHE Eric. Local Mathematics Education: The Implementation of Local

Mathematical Practices into the Mathematics Curriculum. In. Philosophy of Mathematics

Education Journal ERNEST Paul (Ed.) N. 33 January 2018. On-line. Disponível em:

http://socialsciences.exeter.ac.uk/education/research/centres/stem/publications/pmej/pome33/i

ndex.html Acesso em: 22/01/2018.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. 1.ed. 13. reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

MADURO, Rubia. A cuia nossa de cada dia. In: SANTOS, Antônio Maria de Souza;

CARVALHO, Luciana Gonçalves de (Eds.) Terra, água, mulheres & cuias: Aritapera,

Santarém, Pará, Amazônia. Santarém: UFOPA, p. 32-38, 2013.

MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MAFRA, José Ricardo e Souza. Espaços Transversais em Educação Matemática: uma

contribuição para a formação de professores na perspectiva Etnomatemática. Tese (Doutorado

em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, Natal/RN, 2006.

MAFRA, José Ricardo; FANTINATO Maria Cecilia. Artesãs de Aritapera/PA: técnicas e

processos em uma perspetiva Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática,

(2), p. 180-201. 2016.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases

biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza et al. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade

epistemológica do mundo. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Semear outras

soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipação social: para novos manifestos; v.4).

SILVA Tomaz Tadeu. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pósmoderna. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA Tomaz Tadeu. Territórios contestados: o

currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

VANDENDRIESSCHE Eric; MAFRA José Ricardo.; FANTINATO Maria Cecilia;

FRANÇOIS Karen. How Local are Local People? Beyond Exoticism. Proceedings of the

Ninth International Mathematics Education and Society Conference. CHRONAKI A. (Ed.)

Anais... Vol. 2. Volos, Greece: University of Thessaly Pess, 2017. p. 956-967.

VERGANI, Teresa. Educação etnomatemática: o que é? Lisboa: Pandora, 2000.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

MAFRA, JOSE. SABERES COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 58–75, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12852. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12852. Acesso em: 30 abr. 2024.