EXPLORANDO A EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICO PEDAGÓGICA BASEADO NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17995

Palavras-chave:

Ensino de biologia, jogos didáticos, pandemia, residencia pedagógica

Resumo

Diante os desafios envolvidos no ensino-aprendizagem de evolução, como a falha envolvida na cultura do locutor e interlocutor que influencia na transmissão do conteúdo e até mesmo no próprio ensino que negligência a individualidade do aluno ao mediar o conhecimento. Este trabalho buscou apresentar uma proposta pedagógica por meio de um jogo lúdico que fosse capaz de auxiliar no ensino de Evolução voltado para alunos do Ensino Médio. A proposta pedagógica consiste em um jogo de tabuleiro com atividades diversificadas entrelaçado ao desejo de elucidar os conceitos chaves sobre evolução e refletir sobre o desenvolvimento de múltiplas inteligências a partir das diferentes atividades propostas. A proposta pedagógica ainda abre possibilidade de inserção e adaptação a outras habilidades da BNCC, para além dos assuntos de evolução, conferindo-lhe uma característica de flexibilidade que pode, e deve, se adequar às realidades locais da escola e da comunidade.

Biografia do Autor

Katrine de Souza Pinto, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Residente do Programa de Residência Pedagógica em Biologia (2019-2022), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Mac David da Silva Pinto, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal de Rondônia. É professor adjunto do curso de Ciências Biológicas, campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Ecologia e ensino de ciências, com ênfase em Ecologia de Comunidades e metodologia para o ensino de ciências e biologia.

Referências

ALENCAR, E. O. C.; WILLIAM, R. A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica – Curso de Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, p 27-29, 2011. Disponível: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/371. Acesso em: 20 dez. 2023.

ALMEIDA, R. S. et al. A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e suas contribuições para a educação inclusiva: construindo uma educação para todos. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 2, p. 89-89, 2017. Disponível: http://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4218. Acesso em: 20 dez. 2023.

ARAÚJO, C. F. de. A importância dos jogos no ensino da matemática. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática). Departamento de Matemática/Universidade Federal da Paraíba, 40f. 2020. Disponível: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19208. Acesso em: 20 dez. 2023.

AUSANI, P. C.; ALVES, M. A. Gamification and teaching: the dialogue game as an active and innovative didactic strategy. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e139962736, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.2736.

BACICH, L.; TANZI, N. A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRENNAND, E. G. DE G.; VASCONCELOS, G. C. O Conceito de potencial múltiplo da inteligência de Howard Gardner para pensar dispositivos pedagógicos multimidiáticos. Ciências & Cognição, v. 5, n. 11. P. 19-35. 2005.

COLLI, P., COLUSSI BASTOS, V., BOLOGNA S. A.M. O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 41, p. 237-254, dez. 2022.: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13443.

CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: Concepções e práticas docentes. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 5, 2020. Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3290. Acesso em: 20 dez. 2023.

FIGUEIREDO, F. J. de. Problemas e perspectivas sobre o ensino de Evolução. Revista Sustinere, v. 9, n. 2, p. 757-768, 2021.

FONSECA, P. S. Proposta de definição de inteligência de máquina inspirada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. 2002. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82664. Acesso em: 20 dez. 2023.

GARDNER, H. Estruturas da mente. Porto Alegre: Artmed, 1994.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GÁSPARI, J. C. de.; SCHWARTS, G. M. Inteligências múltiplas e representações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, p. 261-266, 2002.

GOEDERT, L. A formação do professor de Biologia e o ensino da Evolução Biológica. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101549/213161.pdf. Acesso em 10 out. de 2023.

GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. de. Autoavaliação: por que e como realizá-la. IN: GRILLO, M, C; GESSINGER, R.M (Org). Por que falar ainda em avaliação? EdiPUCRS. Porto Alegre. 2010.

LIMA, J. M. de; LIMA, M. R. C. de. A importância do jogo na perspectiva das inteligências múltiplas. Nuances: estudos sobre educação, v. 9, n. 9/10, 2003. https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.400

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. de L. O uso da teoria das inteligências múltiplas no ensino de biologia para alunos do ensino médio. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 6, n. 3, p.08-1, 2011. Disponível: https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/762. Acesso em: 20 dez. 2023.

Monteiro, P. S., Santos, N. S., Figueredo, C. A., Mello, T. M. de, Medeiros, T. de Á. Ensino de Biologia: a teoria da evolução na sala de aula. Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, 13. n.1. p. 02-15, 2019. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/345. Acesso em: 10 out. 2023.

MOURA, G. C. et al. A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para a educação. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 2, p. 153-168, 2016. Disponível: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2597. Acesso em: 20 dez. 2023.

NICOLLIER, V.; VELASCO, F. G. C. Conhecer a Mata Atlântica na infância: uma contribuição da teoria das inteligências múltiplas para a educação ambiental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 421–456, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/350 . Acesso em: 11 out. 2023.

OLIVEIRA, V. S. Educação musical e interdisciplinaridade: uma proposta mediada pelas inteligências múltiplas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 23454-23468, 2021. Disponível: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/25966. Acesso em: 20 dez. 2023.

PINTO, M,D.S.; OLIVEIRA, M. G.; SOUSA, T.P.. Professor de Ciências e Biologia: Caminhos e Experiências Formativas do Programa de Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Dossiê temático, 2023. DOI: 10.20873/RP2023_2. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119. Acesso em: 20 dez. 2023.

PROTÁZIO, A. dos S; LIMA, V. B. Dificuldades em ensinar evolução: uma abordagem centrada na teoria dos sistemas. Ensino em Foco, v. 3, n. 7, p. 49-61, 2020. Disponível: http://www.publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/683. Acesso em: 20 dez. 2023.

SABINO, M. A.; ROQUE, A. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública. Revista Eletrônica dos Núcleos de Ensino da UNESP, São Paulo, p. 410-429, 2006. Disponível: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo3/ateoriadasinteligencias.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

SANTOS, B. M. As Estratégias Lúdicas no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Pedagogia. Centro Universitário UNIFACIG, Manhuaçu, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/3400/2429. Acesso em 07 out. 2023.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/10.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

TEIXEIRA, G. Modelo de rotação por estações como ferramenta didática: uma proposta para professores de Biologia sobre conteúdos de Genética e Evolução. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EaD. Universidade Federal de Santa Catarina, Tubarão, RS, 2021. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232496. Acesso 10 ago. 2022.

TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em revista, v. 7, n. 1-2, p. 1-16, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

PINTO, Katrine de Souza; PINTO, Mac David da Silva. EXPLORANDO A EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICO PEDAGÓGICA BASEADO NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23017, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17995. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17995. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades