CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO INÍCIO DA CARREIRA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17989

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Professor Iniciante

Resumo

O presente estudo é fruto de uma pesquisa que teve como enfoque as temáticas início da carreira docente e formação inicial de professores, esta última considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como uma política governamental de formação docente e de valorização do magistério. A pesquisa teve como questão norteadora: “Quais as contribuições do PIBID no início da carreira docente de professores que ensinam Matemática?” e, como objetivo, analisar as contribuições do PIBID no início da carreira docente a partir da perspectiva de ex-bolsistas do subprojeto de Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que atuam como professores iniciantes de Matemática. Metodologicamente, a pesquisa se configurou como uma investigação de abordagem qualitativa, em que dois questionários foram utilizados como instrumentos de produção de dados. Os sujeitos da pesquisa foram três professores de Matemática com até cinco anos de ingresso e atuação na carreira docente, e que foram bolsistas do subprojeto PIBID de Matemática do Campus da UNIR de Ji-Paraná. Com base nos dados de pesquisa, concluiu-se que o PIBID proporcionou a troca de experiências entre o universo acadêmico e escolar, propiciando o conhecimento e um melhor entendimento do ambiente de sala de aula, de forma a articular as teorias discutidas no âmbito da licenciatura e as práticas docentes de Matemática das escolas de Educação Básica.

Biografia do Autor

Fabiane Andrade da Silva, Câmara Municipal de Teixeirópolis, Teixeirópolis, Rondônia, Brasil.

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná. Foi bolsista de Iniciação à Docência no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, no subprojeto de Matemática/Campus Ji-Paraná/UNIR, no período de Outubro de 2014 a Julho de 2016. Pós Graduada em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná. Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Graduanda na Especialização de Educação Infantil e Psicopedagogia.

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2007), e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, polo da UFMT (2014). Professor Associado I do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Ex-coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática - PPGEM, da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GROEPEM. Tem atuado/interesse principalmente nos seguintes temas: Formação de professores(as) que ensinam Matemática; Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA); Tendências da pesquisa em Educação Matemática; Avaliação da aprendizagem em Matemática; e Estudos do tipo estado da arte.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SILVA, Fabiane Andrade da; RIBEIRO, Emerson da Silva. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO INÍCIO DA CARREIRA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23015, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17989. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17989. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades